
Israel descobre novo tecnologia para tratar pacientes com problemas cardíacos crônicos: créditos: divulgação
05-08-2025 às 08h38
Direto da Redação
A insuficiência cardíaca afeta cerca de 26 milhões de pessoas no mundo e 2 milhões no Brasil, com 240 mil novos casos anuais. Em busca de soluções mais eficazes, pesquisadores do Rambam Health Care Campus, em Haifa (Israel), liderados pelo Dr. Aharon Abbo, conduziram um estudo inovador para tratar o acúmulo persistente de líquidos em pacientes com insuficiência cardíaca crônica. Publicado no Journal of the American College of Cardiology, o estudo comparou três protocolos de tratamento diurético em 42 pacientes:
- Furosemida IV (250 mg)
- Furosemida IV + Metolazona oral (5 mg)
- Furosemida IV + Acetazolamida IV (500 mg)
Os pacientes receberam os tratamentos em diferentes sequências, com foco na excreção de sódio e volume urinário nas 6 horas seguintes.
As principais descobertas foram:
- A combinação de furosemida com metolazona aumentou significativamente a excreção de sódio e promoveu maior perda de peso.
- A combinação com acetazolamida não foi eficaz na insuficiência cardíaca crônica, apesar de ser útil em casos agudos.
- O uso de metolazona aumentou o risco de piora da função renal.
Concluindo: o estudo destaca a importância de estratégias individualizadas, principalmente para pacientes resistentes a diuréticos orais. Apesar do tamanho reduzido da amostra, o formato cruzado da pesquisa permitiu resultados robustos e aplicáveis a tratamentos futuros da insuficiência cardíaca crônica
Fonte: Journal of the american College of Cardiology