Estradas mineiras vão ganha mais 14 praças de pesagem com monitoramento de 24h
A intenção do governo de Minas é chegar a 40 delas até o final do ano, mas o objetivo é chegar a monitorar toda a extensão da malha viária do Estado.
06-04-2023 – 18h:26
Direto da redação
A notícia foi dada durante a inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO), nesta semana: as estradas mineiras ganharão mais 14 praças de pesagem, com monitoramento 24 horas por dia, e acesso às imagens em tempo real.
Com essas novas praças, o número delas sobe para 40. Pelo menos três já estão sendo monitoradas, as de Arcos, Itaúna e Pouso Alegre, segundo o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG).
A intenção é triplicar o número de praças de pesagem até o final deste ano, nas rodovias do Estado e nos pontos de parada obrigatória, que vão receber câmeras para monitoramento e fiscalização.
Segundo o DER, o videomonitoramento terá limite até perto dos terminais, pelo menos nos primeiros meses, porque a meta é acompanhar toda a extensão da malha viária.
Servidores do DER irão dar suporte às equipes do Centro de Controle nas estradas. Cristiano Vieira, diretor de operações do órgão disse que a situação das praças será visualizada. "O objetivo é monitorar e fiscalizar de forma remota, a operação das praças de pesagem e outros pontos”.
Para aquisição da tecnologia de tráfego, a fim de viabilizar o projeto, foram investidos R$ 34 milhões. As rotinas de operação nos terminais metropolitanos, no entorno do Aeroporto de Confins, receberão o auxílio do CCO, que realizará ações educativas.
O interessante é que, a partir do CCO, o seu banco de dados terá proveito na engenharia de fiscalização do DER-MG e estatísticas da malha viária de Minas.25