
A escova não alcança os espaços entre os dentes e é aí que o fio ou fita dental entram em cena. CRÉDITOS: Divulgação
Getting your Trinity Audio player ready...
|
21-05-2025 às 09h26
Dra. Fabiana Alvares e Silva
Você escova os dentes todos os dias e ainda assim sente que algo está errado na sua boca? Isso pode ser porque a escovação, sozinha, não basta para uma boa higiene oral.
A escova não alcança os espaços entre os dentes — e é aí que o fio ou fita dental entram em cena. Ele remove restos de alimentos e placa bacteriana que se acumulam nas laterais dos dentes, prevenindo cáries, acúmulo de tártaro, gengivites e o temido mau hálito. Ainda assim, muita gente ignora o fio dental na rotina, comprometendo toda a limpeza.
Outro cuidado essencial, mas pouco valorizado, é a higiene da língua. A superfície da língua é cheia de filamentos, abrigando milhões de bactérias e resíduos que podem causar odor e inflamações. Usar um raspador de língua ou mesmo a escova para limpá-la deve ser parte diária da rotina.
Para finalizar uma boa rotina de higiene, o uso de enxaguante bucal ajuda a remover bactérias e proporciona uma sensação de frescor e limpeza. A quantidade de enxaguante deve ser 15ml (a tampa do frasco) por 30 segundos, 3 a 4 vezes por semana.
Portanto, para manter a saúde bucal em dia, o ideal é montar um trio de cuidados: escovação eficiente, uso diário de fio dental e higiene da língua, intercalando com bochechos frequentes. Simples, acessível — e muito mais eficaz.
* Fabiana é Cirurgiã-dentista graduada pela UFMG
Pós-graduação em Periodontia, Dentística, Estética, Harmonização Orofacial e Aromaterapia.