
Endividamento dos consumidores em BH cresce - créditos: divulgação
27-08-2025 às 15h125
Direto da Redação
O número de consumidores inadimplentes em Belo Horizonte subiu 6,54% em julho deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2024. Embora o aumento seja inferior à média de Minas Gerais (8,8%) e do Brasil (7,98%), o dado reforça o impacto do cenário econômico nacional sobre a capacidade de pagamento das famílias.
Entre os principais fatores apontados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) estão os juros elevados e a desorganização financeira dos consumidores. Para o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva, a falta de educação financeira é um dos principais agravantes do endividamento.
No entanto, além da responsabilidade individual, especialistas apontam que a ausência de políticas públicas mais eficazes para o controle da inflação, a redução sustentável da taxa de juros e o incentivo à geração de renda também têm peso significativo nesse cenário. A condução da política econômica tem deixado lacunas importantes, especialmente no que diz respeito à inclusão financeira e ao estímulo ao consumo responsável.
Nesse contexto, é fundamental que o governo federal reveja sua estratégia econômica, promovendo reformas estruturais e programas que combinem estímulo à economia com responsabilidade fiscal — sem penalizar ainda mais a população de baixa renda, que é a mais vulnerável aos efeitos dos altos juros e da informalidade no mercado de trabalho.
Fonte: CDL-BH