Leonardo Castelo, fundador e CEO do Ecossistema 300 Franchising Divulgação
18-11-2025 às 10h31
Carla Osada*
Em apenas seis anos desde a fundação, em 2019, o Ecossistema 300 Franchising formatou mais de 900 redes, gerou 45 mil empregos, comercializou mais de 13 mil franquias e expandiu sua presença internacional para Argentina e Colômbia, consolidando-se como uma das maiores potências do franchising. Neste ano, o grupo realiza iniciativas inéditas para impulsionar cada vez mais o mercado e alinhadas à meta de expansão em tornar-se o maior ecossistema de franquias do mundo até 2035.
Entre as ações inovadoras, está o Programa de Treinamento Franqueado Profissional, desenvolvido após mais de um ano de pesquisas profundas sobre o franchising mundial, em mercados como Estados Unidos e Europa, que visa educar para formar um franqueado pautado em liderança, formação de equipe, gestão, governança, marketing e vendas. Leonardo Castelo, CEO do Ecossistema 300 Franchising, conta que no exterior é comum a operação de múltiplas unidades com alta performance, mas no Brasil essa prática ainda é rara, principalmente pela falta de formação empreendedora. “O programa foi criado para mudar essa realidade e estabelecer um novo padrão de excelência no setor, formando líderes capazes de escalar redes de forma estruturada e sustentável. O nosso país sofre de uma lacuna cultural, que as escolas não ensinam liderança, gestão, networking, mentalidade, disciplina, foco e resiliência. Sem essas competências, o crescimento empresarial fica limitado. Ao analisar redes globais, vimos que a chave para expansão das unidades é a capacitação empreendedora estratégica”, explica. Nesta primeira edição, uma seleção com os franqueados do ecossistema estão participando da imersão, que começou em maio, com duração de seis meses e envolve encontros mensais presenciais e online, mentorias individuais, grupos de mastermind e viagens internacionais, proporcionando acesso a práticas globais.
Para ampliar ainda mais essa capacitação e promover a troca de conhecimento, a companhia realiza o Summit 300, evento que teve início neste ano e leva conteúdo de alto nível sobre franchising, tendências e estratégias de gestão para diversas cidades brasileiras, aproximando empreendedores, franqueados, investidores e especialistas em um ambiente voltado à troca de conhecimento e networking qualificado para capacitar pequenos e médios empresários, preparando para operar franquias com alta performance.
A visão de inovação e suporte ao empreendedor também se reflete nas soluções financeiras, com a criação da 300 Bank, um banco digital inteligente desenvolvido para atender às necessidades do franchising. Entre os serviços, disponibiliza ferramentas que garantem liquidez, agilidade e controle econômico, por meio de tecnologias como o e-Check, sendo possível pagar fornecedores com base em recebíveis futuros, e split de pagamento nativo, que distribui automaticamente os valores entre franqueado, franqueadora e fornecedores.
Novo ciclo de expansão
Como parte do novo ciclo de expansão, o grupo apresentou ao mercado, uma franquia no setor imobiliário, com a proposta de profissionalizar os corretores com foco em inovação, estruturação de processos, alta performance e cultura de excelência. “Queremos apresentar um novo modelo do setor com DNA de resultado, cultura de excelência e mentalidade empresarial, onde o corretor deixa de “se virar sozinho” e passa a fazer parte de uma estrutura que impulsiona o seu sucesso. Para muitos, será um divisor de águas: o início de uma nova fase, com método, metas claras e resultados concretos”, explica Castelo.
Além disso, o Ecossistema 300 Franchising reforça a presença internacional, expandindo a sua atuação na Argentina com quatro novas marcas: Fast Tennis, Mestre da Obra, Airlocker e Maria Lavadeira. Segundo Castelo, o franchising argentino tem particularidades regulatórias e culturais que exigem ajustes nos modelos de negócio para atender à legislação do país, adaptações na comunicação e operação para fortalecer a conexão com o público-alvo. “Estamos trabalhando para assegurar que as empresas atuem no país com propostas bem estruturadas e alinhadas às necessidades do consumidor local”, comenta o empresário. O argentino Diego Schvartzman, que possui mais de 35 anos de experiência no varejo na América Latina, assumiu há um ano como master franqueado para auxiliar nesse processo de expansão. A companhia também estruturou uma equipe composta exclusivamente por colaboradores nativos em espanhol para atender as operações neste novo mercado.
De olho em regiões promissoras fora do eixo Rio-São Paulo, outro marco deste ano é a inauguração da terceira sede da companhia, localizada em Belo Horizonte (MG), estado que, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, ocupa a quarta posição no ranking de franquias do país. O novo espaço, com 500 m², foi projetado para fortalecer as ações das verticais Scale-up, que acolhe e prepara franqueadoras ainda em estágio inicial para aceleração, transformando-as em redes robustas e prontas para escalar, e Consultoria, que ajuda as empresas a crescerem com método, gestão profissional e foco em resultados.
Ainda em 2025, o ecossistema alcança um novo patamar com a inauguração da maior sede de aceleração de franquias a nível global, localizada em Joinville (SC), com 6.000 m² de área construída em um terreno de 24.000 m². O espaço é um hub estratégico para potencializar a vertical Scale-up. A nova estrutura conta com laboratórios de performance com dados em tempo real, auditório para 250 pessoas, estúdio de podcast e ambientes voltados ao bem-estar dos colaboradores, como sala de jogos, serviços de massoterapia, espaço kids e loja com souvenires da marca.
Liderança e alta performance
Para impulsionar ainda mais esta fase de crescimento e inovação, o Ecossistema 300 Franchising fortalece a governança com a chegada do Thiago Reis, referência em growth e vendas, como Conselheiro Estratégico, e Cláudio Gustavo, especialista em gestão de pessoas, como Diretor de Gente e Gestão. Com iniciativas robustas, que já acelerou 90 marcas, a companhia segue com o propósito de transformar redes em líderes e redefinir os padrões do franchising brasileiro.
“Cada iniciativa reforça nossa visão de longo prazo, desenvolvendo líderes, fortalecendo a governança e acelerando redes com método, cultura e alta performance. Assim, geramos um impacto significativo no mercado, oferecendo oportunidades sólidas e consistentes para empreendedores”, conclui Leonardo Castelo.
Sobre o Ecossistema 300 FranchisingO Ecossistema 300 Franchising acelera negócios de forma estratégica, transformando redes de franquias em líderes de mercado. Com um portfólio de mais de 90 marcas sócias, a companhia já vendeu 13 mil unidades, formatou mais de 900 redes e gerou 45 mil empregos. Mensalmente, implanta mais de 200 novas operações em todo o país, consolidando-se como um dos principais players do franchising nacional.

