O cantor e compositor vai receber o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp, indicação do Conselho Universitário, aprovado por unanimidade de 62 votos
28-11-2024 às 09h:12
Direto da Redação
O cantor e compositor Mílton Nascimento é o carioca nascido na Tijuca mais mineiro que conheço e ele é doutor desde o nascimento, de modo que é um cidadão merecedor de todos os louros, pelo tanto que fez para gerações de brasileiros e latinos, com sua voz.
Merecidamente, o Conselho Universitário da Unicamp (Consu) aprovou o título de Doutor Honoris Causa para o músico, por unanimidade. Foram 62 votos favoráveis.
Mílton ao longo de sua trajetória de vida teve percalços, mas soube vencer os obstáculos e ainda agora, em algum lugar, alguém ouve a voz dele porque canta com o poder da alma.
Foi o Instituto de Artes da Unicamp que fez a indicação e uma comissão presidida pela Profa. Dra. Regina Machado, do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA), com participações dos docentes Thaís Nicodemo, também do IA, Thais Nunes, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Paulo Costa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que elaborou o parecer.
A importância musical do artista é relevante e a comissão indicou, lembrando que a Unicamp foi a primeira universidade do Brasil, em 1989, a oferecer um curso especializado em música popular. “A outorga desse título dialoga com o pioneirismo da Unicamp em reconhecer a música popular como um saber essencial à nossa cultura. Por isso, é significativo que esse título seja proposto aqui na universidade”, disse Regina Machado.
O diretor do IA, Prof. Dr. Fernando Hashimoto, enalteceu, além do legado de Mílton como cantor, o fato de ser ele instrumentista também. “A influência dele se estende de maneira ampla também na música instrumental, como o jazz americano”, lembrou.
no meio musical, Mílton é conhecido e reconhecido por sua “generosidade com colegas músicos”. E por minha conta, como narrador da notícia, acrescento: quem poderia estar a falar dessa generosidade de Mílton seriam os companheiros Beto Guedes, Lô Borges, Márcio Borges, dois filhos do jornalista Salomão Borges; Tavinho Moura, Flávio Venturini e outros.
O título de Doutor Honoris Causa é a distinção máxima prevista no estatuto da Unicamp e tem o título de Doutor Honoris Causa como a distinção máxima concedida às pessoas que tenham contribuído, “de maneira notável, para o progresso das ciências, das letras ou das artes ou que tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade”.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho disse que Mílton Nascimento é a 29ª pessoa a receber um título de Doutor Honoris Causa da Unicamp. “Ele já tem três títulos de Doutor Honoris Causa, dados pela Universidade Estadual de Minas Gerais e pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O outro é pela Berklee College of Music. Isso reflete claramente a sua relevância para a música”, informou.
O Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp, disse: “Fico muito orgulhoso pela oportunidade de realizar essa homenagem. A cultura é algo que tem a capacidade de unir as pessoas e Milton Nascimento é capaz de traduzir temas de interesse da humanidade a partir de sua experiência de vida. É uma pessoa que tem a genialidade de falar para todos e ao mesmo tempo de valorizar a cultura local.”