
Créditos: Divulgação
10-10-2025 às 10h50
Direto da Redação*
O mês de outubro reserva uma das datas mais aguardadas pelo varejo: o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, que tradicionalmente movimenta shoppings, lojas e supermercados em todo o Brasil. De acordo com a pesquisa do Instituto Datafolha a pedido da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), a estimativa é um movimento de aproximadamente R$18,9 bilhões em compras nos setores de comércio e serviços. O estudo também mostra que mais de 70% dos brasileiros pretendem comprar presentes em lojas físicas.
Com intuito de otimizar os atendimentos no varejo, o autoatendimento se consolida como solução indispensável nesse contexto. Totens interativos, caixas de autoatendimento e sistemas de pagamento digital estão cada vez mais presentes nas lojas. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box em parceria com a Payface, 64% dos brasileiros já utilizam o autoatendimento em lojas físicas e 85% avaliam a experiência como positiva, especialmente pela redução no tempo de espera. Esse comportamento ganha ainda mais força em datas de alto movimento, como o Dia das Crianças, quando filas longas podem impactar diretamente a taxa de conversão.
“O consumidor de hoje busca conveniência, autonomia e agilidade. No Dia das Crianças, quando o fluxo de clientes é intenso e a compra costuma envolver toda a família, o autoatendimento deixa de ser uma comodidade e passa a ser uma necessidade estratégica”, avalia Tironi Paz, CEO da Imply Tecnologia. “Ele garante uma experiência mais fluida para os consumidores e permite que as equipes de vendas foquem em atividades de maior valor, como a reposição de produtos e o atendimento consultivo”,
Além de agilizar o processo de compra, as soluções de autoatendimento oferecem ao varejo dados em tempo real sobre o comportamento dos consumidores, permitindo identificar produtos mais buscados, preferências de consumo e padrões de compra. Esses insights ajudam os lojistas a tomarem decisões mais assertivas em um momento em que a concorrência é acirrada e liberam as equipes das tarefas operacionais mais repetitivas, possibilitando que os vendedores atuem de forma mais estratégica no atendimento, orientando clientes, impulsionando vendas adicionais e fortalecendo o relacionamento dentro da loja.
O mercado global de autoatendimento também segue em expansão. Segundo o relatório Global Self Service Technology Market Size, Forecast 2023-2033, o setor deve registrar crescimento médio anual de 8,3% até 2033, alcançando um valor estimado de US$80,4 bilhões.
Com consumidores cada vez mais conectados e exigentes, a tecnologia se apresenta como aliada para transformar picos de movimento em oportunidades de fidelização. “Estamos vivendo uma revolução no atendimento. O investimento em autoatendimento não é apenas uma resposta às demandas imediatas, mas um preparo para o futuro do consumo no Brasil”, completa Paz.
Para Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor de Multimarcas, contudo é importante que o consumidor tenha um planejamento na hora de realizar as compras. “Datas como esta são importantes para impulsionar a economia do país, mas é necessário que as pessoas se programem para não se endividarem. Além de considerar fatores-chave como preço, qualidade do produto, localização, promoções e descontos, a programação é a chave para cuidar das finanças. Ter um teto para o orçamento é outra iniciativa que colabora com a poupança na hora de adquirir um produto”.