
Pausas curtas ajudam a reduzir o estresse e evitam o Burnout. CRÉDITOS: Divulgação
Getting your Trinity Audio player ready...
|
16-05-2025 às 09h05
Dra. Fabiana Alvares e Silva
Em tempos de agendas lotadas e notificações incessantes, fazer uma pausa pode parecer um luxo. Mas a ciência mostra o contrário: intervalos regulares ao longo do dia são aliados poderosos da saúde mental, física e da produtividade.
Pausas curtas ajudam a reduzir o estresse e evitam o Burnout — condição cada vez mais comum em quem vive no modo automático. Além disso, dar um tempo melhora a concentração, favorece a criatividade e facilita a tomada de decisões. O cérebro precisa de momentos de descanso para processar melhor as informações e reorganizar ideias.
Fisicamente, pequenas pausas ativas — como levantar, alongar ou caminhar por alguns minutos — melhoram a circulação, aliviam tensões musculares e diminuem os impactos do sedentarismo.
Outras estratégias simples podem ser incorporadas na rotina: a cada hora trabalhada, respirar profundamente por dois minutos, se desconectar das telas ou sair ao ar livre para tomar ar fresco.
Algumas Empresas como a Google, Nike e Leroy Merlin incorporam aulas de ioga, academia, massagem e horários flexíveis para promover o bem estar de seus funcionários.
Mais do que parar, fazer pausas conscientes é um convite a se reconectar com o corpo e a mente pois, ao contrário do que se pensa, quem aprende a parar um pouco rende muito mais.