Foi o que aconteceu nas eleições da Seccional da Ordem dos Advogado de Minas Gerais (OAB/MG). Os Advogados cobraram nas urnas os aumentos abusivos das anuidades. A diferença abissal de votos revela a insatisfação dos advogados com os aumentos na anuidade em 23,5% e, a partir de 2019
20-11-2024 às 13h23
Daniel Deslandes
Dia 17 de novembro, confirmou-se a vitória arrasadora, nunca antes vista na história da instituição, da Chapa “OAB no caminho certo” liderada pelo candidato Chapa de Gustavo Chaulfun nas Eleições da Seccional Minas Gerais da OAB, para o triênio 2025-2027.
O grupo vencedor obteve 37.755 votos e foi marcada pela votação unicamente na modalidade eletrônica. Foram realizadas a eleições conjuntas da Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, a diretoria das Subseções e os Conselheiros Subseccionais.
Gustavo Chalfun está inscrito na Seccional Mineira desde 2001 e atua nas áreas do direito Cível, Trabalho e Penal. Atualmente ocupa a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais – CAAMG (2022-2024); foi secretário-geral da OAB-MG (2016/2018), conselheiro seccional (2013/2015) e presidente da Subseção de Varginha (2010/2012).
Três chapas se inscreveram para disputarem a diretoria da OAB/MG. No total, foram 90.846 eleitores aptos a votar, sendo 68.554 votantes, um comparecimento de 75,46% dos eleitores. Deste número, 37.755 (61,15%) dos votos válidos foram da chapa OAB no Caminho Certo, 16.703 (27,05%) da chapa OAB Para Você e 7.286 (11,80%) dos votos válidos da chapa OAB em suas Mãos.
A diferença abissal de votos revela a insatisfação dos advogados com os aumentos na anuidade em 23,5% e, a partir de 2019, aumento promovido pelo então Presidente da OAB/MG Raimundo Cândido Filho (Raimundinho), patrono do candidato Raimundo Cândido Neto (Neto), que encabeçava a Chapa OAB Para Você. Diante de tamanha derrota, o clã dos Cândido se vê obrigado a abandonar a política institucional, mas não sem pedir desculpas pelos aumentos abusivos e ilegais promoveu.
Compõem a diretoria da OAB-MG como vice-presidente, Núbia Elizabette de Jesus Paula; o secretário-geral, Sanders Barão Alves Augusto; a secretária-geral adjunta, Cássia Marize Hatem Guimarães; e o tesoureiro, Fabrício Souza Cruz Almeida.
A diretoria da CAAMG será composta pela presidente Ângela Parreira de Oliveira Botelho; o vice-presidente, Marco Antônio Oliveira Freitas; o primeiro secretário, Giuliano Almada de Oliveira; o segundo secretário, Rodrigo Ribeiro de Oliveira Botti; e o tesoureiro, Diogo Trevisani Lustosa.
Os conselheiros federais titulares serão Sérgio Murilo Diniz Braga, Misabel de Abreu Machado Derzi e Sérgio Rodrigues Leonardo e os suplentes Marcelo Tostes de Castro Maia, Daniela Marques Batista Santos de Almeida e Virgínia Afonso de Oliveira Morais da Rocha.
*Daniel Deslandes de Toledo é advogado, Presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da OAB/BP e Colunista do Diário de Minas.