Dengue causa “Emergência em Saúde Pública”
Por decreto, o governador de Minas adotou medida que acelera a tomada de providências. Mas há uma vacina que começará a ser aplicada em fevereiro no público de 10 a 14 anos
28-01-2024 às 19:29h.
Direto da Redação
“Emergência em saúde pública”, por um lapso de tempo alguém se remeteu aos anos inglórios da pandemia de covid-19, mas nada tem a ver com o vírus, e sim com um bichinho de asas que transmite dengue.
Para o governo de Minas, na pessoa do governador Romeu Zema publicar no Diário Oficial o decreto, é porque o mosquito realmente está pegando e assim as autoridades confessam – e a população também – que foram vencidas pelo inseto.
Tanto é verdade estar a guerra vencida que nesses dias do ano novo de 2024, mais de 11,4 mil casos de dengue foram registrados e 3.067 de chikungunya.
Mas não é necessário se apavorar com a medida tomada pelo governo de Minas porque adotar emergência em saúde pública é o caminho para acelerar a aquisição de insumos e materiais relacionados com a assistência médica. Até mesmo para dispensar a licitação.
Neste ano de 2024 que mal começou, uma pessoa morreu em Minas Gerais por causa da dengue.
É necessário lembrar que a vacina contra a dengue começará a ser aplicada a partir de fevereiro. Segundo o Ministério de Saúde 521 municípios brasileiros irão receber doses, sendo que deles 22 são mineiros, das regiões de Coronel Fabriciano, Timóteo, Belo Horizonte,, Nova Lima e Caeté.
A vacina será para crianças de 10 a 14 anos faixas de idades que concentram o maior número de hospitalizações, 16,4 mil só de janeiro de 2019 a novembro de 2023.