Português (Brasil)

De quando criança chupava manga sentado em um galho da mangueira do quintal

De quando criança chupava manga sentado em um galho da mangueira do quintal

Claro, consumia também as frutas consideradas comuns encontradas nas fruteiras das famílias em todo esse Brasil brasileiro, como laranja, limão, banana, mamão, abacaxi.

Compartilhe este conteúdo:

10-04-2023

18hh:03

Bento Batista*

Quando criança chupei uma quantidade enorme de manga em cima da mangueira. Era só chupar até deixar o caroço branco e deixá-lo cair para apanhar outra manga e assim por diante.

Desde criança criei a imagem de que no céu, as pessoas passavam o dia inteirinho chupando manga. E de preferência uma aqui chamada de “sapatinho”, mas lá em Montes Claros, de onde vim, é conhecida como “manga comum”. Sempre a achei mais saborosa do que as outras.

Quando criança e na adolescência comi todas as frutas do Cerrado, e em quantidade. Comi cagaita, mangaba, cajá-manga, umbu, bacupari, jenipapo, jaca, pitomba, murici, buriti, marmelada de cachorro, araçá, cajuzinho do mato, jabuticaba, manga de todas as qualidades, coco macaúbas, araticum, pequi, melão são caetano.

Chupei jabuticaba em cima da jabuticabeira; comi goiaba trepado na goiabeira, com direito a assistir sanhaço no outro galho a bicar umas e outras. Se deixei de citar alguma, que me perdoem, mas imaginam, mais de meio século atrás, uma criança ter o privilégio de consumir essa quantidade diversificada de frutas do Cerrado, é motivo de cantar loas.

Claro, consumia também as frutas consideradas comuns encontradas nas fruteiras das famílias em todo esse Brasil brasileiro, como laranja, limão, banana, mamão, abacaxi. Maçã e pera eram frutas raras. A maçã era argentina e vinha embrulhada em papel azul. Tinha cheiro forte, apetitoso.

Claro que essas frutas do Cerrado não tinham alcance econômico nenhum no mercado de Belo Horizonte. Ao contrário dos dias atuais, quando se pode encontrar em determinadas bancas do Mercado Central algumas dessas frutas.

Tenho impressão, a essa altura da vida, que nunca tive doença nenhuma grave devido à quantidade de frutas do Cerrado que comia porque em meio a ele vivia de pés descalços e com um estilingue pendurado no pescoço como se fora um colar.

O ser criança não deve desaparecer da vida da gente. O espírito infantil conservado é de uma importância imensurável para a vida do adulto consciente da permanência dele. Posso até dizer que o espírito infantil é um dos aditivos da alegria de viver, sentir-se vivo, com deleite, sem queixumes, sem lamúrias e sem rabugices.

Ser criança é sentir por dentro a vibração entusiástica do coração do menino ao se ver segurar a linha da manivela a alimentar o papagaio de papel impermeável acabado de ganhar vida e a subir leve tocado pelos ventos da manhã brilhosa de sol.

Ser criança é andar o quanto puder para manter desperta e esperta a criança porque a gente não sabe até quando isso vai acontecer, embora não me ocupe disso no dia a dia. A criança está viva, então, viva. Viva!

Quando chegar a hora de ir embora, certamente iremos juntos puxados por dezenas de papagaios de papel rumo a dimensão outra, cheio de gratidão por ter sido criança, sempre, onde adultos afrontam os limites da normalidade de espírito, mente e corpo saudáveis.

Só para se ter uma ideia da riqueza nutritiva dos frutos do Cerrado, vão aqui cinco exemplos:

1 - Mangaba possui vitaminas B1 e B2, compostos antioxidantes e outros nutrientes essenciais; controla a pressão arterial; regula o índice glicêmico (ótimo para quem tem diabetes) e os níveis de colesterol.

2 - A pitomba é rica em vitamina C e vitamina A, principalmente, mas também é fonte de fibras e diversos minerais. Por isso, ela ajuda a regular o funcionamento do intestino, fortalece a imunidade, beneficia a circulação sanguínea e o sistema vascular e mais.

3 - Uma das espécies de murici é utilizada popularmente no tratamento de diarreias e disenterias. As cascas contêm polifenóis que podem ser atribuídas atividades antimicrobiana, anti-hemorrágica, antidiarreica e anti-inflamatória.

4 - Bacupari é encontrada na Região Amazônica e no Cerrado. Vem tendo seu potencial contra o câncer estudado em diversas pesquisas científicas. Ela é naturalmente anti-inflamatória (rica em antioxidantes) e fonte de vitamina C e demais vitaminas.

5 - O coco macaúba contém betacaroteno, antioxidante essencial para a saúde da visão, fortalece a imunidade e o crescimento e desenvolvimento dos ossos, além de suavizar rugas e linhas de expressão.

Foram só amostras de alguns dos frutos do Cerrado, informações encontradas na internet. Se a criança de então tivesse essas informações tão fáceis de serem encontradas, teria chupado e comido muito mais do que comeu de cada uma delas.

*Jornalista e escritor

Imagem da Galeria Jaca era uma das frutas encontradas nos quintais de Montes Claros décadas atrás
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN