Português (Brasil)

De onde sai a maçã-de-elefante

Tomo a liberdade de enviar foto da árvore e dos frutos amarelos, já no tempo de caírem dos galhos e fazer galos na cabeça dos passantes ou amassar capô de carro

Compartilhe este conteúdo:

29-12-2023 às 09:39h.

Direto da Redação*

Achei interessante o texto sobre a Maçã-de-elefante, um fruto exótico vindo da Ásia, Índia especialmente, mas que está no Brasil desde o período colonial.

Na qualidade de aposentado pelo INSS e leitor do Diário de Minas, tomo a liberdade de falar um pouco também sobre esse fruto. Muitos já viram a árvore com os frutos, nas ruas do Centro de Belo Horizonte, mas quase ninguém sabe o nome dela nem do fruto, pelo que ficou demonstrado em comentários, depois da publicação do texto intitulado “Maçã-de-elefante, conhece o fruto?”

Tomo a liberdade de enviar fotos da árvore e dos frutos amarelos, já no tempo de caírem dos galhos e fazer galos na cabeça dos passantes ou amassar capô de carros.

Como simples observador, não acho a Maçã-de-elefante uma espécie adequada para arborizar as ruas. Dom Pedro I mantinha essa espécie nos seus jardins de verão, mas duvido que ele tenha tirado uma soneca debaixo de uma árvore dessa cheia de frutos.

Nada contra a espécie, que, além de dar flor linda, visitada por abelhas, produz um fruto importante para utilização em vários segmentos da produção de alimentos e remédios.

Na cozinha pode dar um bom refogado. Na internet se pode encontrar receitas com Maçã-de-elefante.

Tudo a favor da Maçã-de-elefante, mas convém não deixar o seu carro debaixo de uma árvore dessa, se ela estiver carregada de frutos da cor dos mostrados na foto que envio. São pesados e podem avariar o capô do carro.

*Gumercindo de J. Menezes, leitor do Diário de Minas

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN