Português (Brasil)

Corrida de rua: esporte apaixonante. Que tal uma corrida ou uma caminhada?

Corrida de rua: esporte apaixonante. Que tal uma corrida ou uma caminhada?

Observavam-se várias pessoas correndo em ruas, parques, praias e demais locais propícios para esse esporte. A prática da caminhada é de vital importância para a saúde.

Compartilhe este conteúdo:

12-08-2023 - 08h:27

Flávio Albuquerque*

Desde a pré-história, a corrida era praticada, mesmo de uma maneira rude, com os homens adotando a caça e, também, a fuga dos predadores.

O nome Maratona surgiu, em 490 a.C., quando o soldado ateniense Filipíades percorreu 40km195m com a finalidade de chegar a Atenas para avisar acerca da vitória dos gregos sobre os persas na Batalha de Maratona. Após transmitir o recado, ele veio a falecer. Os primeiros Jogos Olímpicos (Atenas – 1896) já apresentavam a Maratona como um dos esportes consolidados e isso permitiu o crescimento dessa prática. Os primeiros relatos de corrida mostram a Inglaterra como praticante no início do século XVIII, expandindo por outros países da Europa e pelos Estados Unidos. A partir de 1970, a ascensão da corrida de rua foi marcante.

Observavam-se várias pessoas correndo em ruas, parques, praias e demais locais propícios para esse esporte.

A prática da caminhada é de vital importância para a saúde. Nela várias doenças podem ser evitadas e até mesmo tratadas. A liberação de endorfinas no cérebro permite que o indivíduo sinta prazer, combatendo o estresse diário. Além disso, é um verdadeiro trampolim para começar a correr.

A corrida de rua é uma modalidade esportiva que recebe, em sua maioria, amadores que se beneficiam em realizar o seu melhor, sem se preocuparem com a famosa competitividade de outros esportes. Assim, a evolução se desenvolve na própria pessoa e isso permite, também, uma interação com outras pessoas no percurso e até mesmo após o treino. Claro que há muitos profissionais nessa modalidade, com desejos de representar equipes, lutar por títulos, campeonatos e até representar a seleção do seu próprio país. Mas vale ressaltar o ganho psicológico pelo qual os praticantes adquirem através de treinos diários e as corridas oficiais que cobrem o nosso Brasil, além do mundo afora.

Começar o dia com uma corrida ou uma caminhada, após um café reforçado, faz com que o ser humano se encha de prazer para suas atividades posteriores, permitindo uma harmonia em qualquer local. O fim da tarde ou a noite, com a mesma atividade física, traz benefícios para o corpo e, principalmente, para a mente, já que os atletas deixam os seus afazeres massacrantes de lado e se jogam no mais profundo calabouço da alma.

Em muitas situações, a corrida de rua alcança uma interação com a sociedade e com a própria natureza de uma forma simples, porém contagiante. Várias amizades surgem, além da melhoria na saúde e na cabeça, visto que se torna uma terapia. Atualmente, quase todo o fim de semana, existem corridas pagas com direito a diversos kits e medalhas para todos que se inscreverem.

Colocar o seu tênis para correr em quaisquer lugares resulta em adrenalina do bem e quem começa não quer mais parar. O esporte mais democrático do planeta – não se obriga a competir com alguém – cresce a cada dia, além de melhorar o humor e a memória, ajuda no rendimento cardíaco, redução da pressão arterial e do colesterol indesejado.

Então, o que está esperando para começar a correr e usufruir de toda essa adrenalina, emoção e experiência de vida? Procure um cardiologista, deixe os seus exames em dia e aproveite aquele esporte tão amado pelos praticantes.

*Flávio Albuquerque, professor de Língua Portuguesa e jornalista, é colunista do Diário de Minas

Imagem da Galeria As caminhadas e as corridas são de grande valia para a saúde de quem as pratica ewgulamente
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN