Créditos: Divulgação
22-01-2026 às 08h43
Direto da Redação*
Segurança pública é algo muito sério e precisa ser bem cuidada porque envolve a vida de toda pessoa, tanto fora como dentro de casa. É justamente devido à importância da segurança que advogados, estudantes de Direito, “concurseiros”, membros do Ministério Público, policiais, guardas municipais e profissionais que atuam direta ou indiretamente no sistema de justiça e na segurança pública estão sendo
chamados a participar do Congresso Nacional sobre Direito Penal e Segurança Pública.
O evento será realizado no dia 4 de abril, em Belo Horizonte (MG) quando reunirá especialistas, operadores do sistema de justiça, pesquisadores e estudantes para debater os principais desafios contemporâneos da área.
A intenção dos organizadores é provocar discussões de alto nível, tendo como foco principal a atualização profissional, dentro de um debate qualificado e de temas atuais, o que certamente vai gerar troca de experiências de gente atuante em diferentes áreas de atuação, enriquecendo o evento.
O detalhe importante é que o Congresso terá transmissão “online”, o que tornará possível a participação de quem estiver interessado nos assuntos em todo o território nacional.
A organização do evento é do Instituto Rogério Greco de Ensino, numa parceria com o Instituto Unificado de Ensino Jurídico. O propósito é consolidar o evento como “um marco para a capital mineira”, segundo os organizadores, o que vai reforçar Belo Horizonte como “um polo relevante de debates acadêmicos e institucionais nas Ciências Penais”.
Para divulgação do Congresso, os organizadores contam com o adjutório de embaixadores afiliados, entre os quais, Lorena Trindade Santos, que contribui para tornar os mais amplo possível o alcance do evento dentro da comunidade acadêmica e profissional ligada à área.
Mais do que contribuir para aprimorar técnicos e acadêmicos, o Congresso tem em vista buscar o fortalecimento “de redes de diálogo entre profissionais e estudantes, aproximando teoria e prática em um contexto marcado por constantes transformações no campo da segurança pública e da política criminal”.
Para informação dos interessados, as inscrições estão abertas e outros dados sobre a programação, além de palestrantes podem ser acessadas por meio da plataforma oficial pelo link https://doity.com.br/congresso-ciencias-penais-e-seguranca-publica?a=LORENA



