Créditos; Reprodução
10-12-2025 às 10h51
Direto da Redação*
“Esta conquista não é individual e nem mesmo exclusiva do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). Este prêmio pertence a todos que colaboram, diariamente, com o setor nuclear do Brasil. Pertence às nossas organizações militares, às equipes civis e militares que dedicam anos de estudo, pesquisa e inovação”.
Foram essas as palavras do Diretor do CTMSP, Vice-Almirante Celso Mizutani Koga sobre o recebimento do Prêmio “Tecnologia e Inovação no Setor Nuclear (TINS)” concedido pelo Comitê Organizador 2025, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A entrega do Prêmio se deu no auditório da Coppetec
Além de ser um grande motivo de honra para a Instituição o reconhecimento do trabalho de divulgação científica do setor nuclear, promovido pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), dois profissionais da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha também foram agraciados. São eles: Edwaldo Costa e Walney Brito.
Edwaldo é encarregado da Divisão de Imprensa, e foi agraciado na categoria “Jornalista Destaque do Setor Nuclear”. Walney exerce a função de Auxiliar de Audiovisual, Primeiro-Sargento (Armamento) e recebeu “Destaque Audiovisual”.
Uma comissão liderada pela professora doutora Inayá Corrêa Barbosa Lima, da Engenharia Nuclear da UFRJ escolheu os vencedores. Segundo ela, essa iniciativa é inédita, “reconhece algo fundamental para o futuro do setor nuclear: a comunicação”. A doutora considera ser pela comunicação a maneira mais ágil para a sociedade entender o que é feito na área e “apoiar os programas estratégicos e permite que ciência, tecnologia e projetos nucleares avancem em benefício direto do País”.
Segundo a professora, foi a clareza da comunicação responsável da Marinha do Brasil que levou a sociedade a compreender a importância da grandeza da retomada, no Brasil, da produção do radioisótopo Lutécio-177.
“Esse Prêmio celebra exatamente isso: a capacidade de transformar um avanço técnico em uma mensagem humana, compreensível e inspiradora, fortalecendo a confiança pública no setor nuclear brasileiro”.
A premiação fez parte da programação do Congresso de Tecnologia e Inovação no Setor Nuclear, que incluiu mesas técnicas com autoridades civis e militares, pesquisadores e jornalistas que atuam no setor nuclear.
Participaram do debate profissionais da grande imprensa: Pedro Bassan (TV Globo), Thiago Félix Lima (CNN), Priscila Mesquita (Ministério da Defesa) e Ana Paula Artaxo (Autoridade Nacional de Segurança Nuclear). Na ocasião, se discutiu, segundo a fonte da Marinha, a transparência, linguagem acessível e enfrentamento à desinformação na área nuclear.

