Créditos: Divulgação
13-01-2026 às 07h30
Alberto Sena*
A jornalista e médica Mara Narciso vai assumir a direção da Academia Montes-clarense de Letras, de Montes Claros (AMCL), em solenidade marcada para as 20h do dia 22 deste mês (quinta-feira), no Centro Cultural Hermes de Paula, em substituição ao acadêmico Edson Andrade, que dirigiu a instituição desde 2024.
Mara é Primeira vice-presidente da Academia Montes-clarense de Letras, com quatro livros publicados: “Segurando a Hiperatividade”, “Gira, Girassol!”, “Mosaico” e “Família Narciso-Memória Afetiva”.
Ela é uma profissional bastante atuante, sócia efetiva e Diretora Secretária Efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. É colunista do Jornal O Norte de Minas e relações públicas da Academia Feminina de Letras de Montes Claros.
Das instituições de Montes Claros (MG), terra onde nasceram Cyro dos Anjos e Darcy Ribeiro, a AMCL é pioneira e fomenta literatura e a cultura. Na realidade, a instituição é polo importante para a vida literária da região Norte de Minas Gerais, com foco em seus imortais e atividades culturais.
Mara é mãe de menino hiperativo (hoje ele é adulto) e tinha pela frente mais do que um desafio, prova de fogo para uma mãe responsável e amorosa.
Ver o menino em ação despertava em muitos uma antipatia do pirralho e dó ou críticas à mãe. Sem tempo para lamentações ou esmorecimento, como não seria possível alterar o mundo hostil, a única coisa parcialmente governável seria tentar domar aquele simpático menininho, que precisava ficar seguro pela mão ou pelos olhos durante todo o tempo, até os 12 anos de idade.
O relato emociona e leva o leitor a um momento catártico. É inevitável tomar partido. Aquela mãe precisa defender seu filho,
custe o que custar. É imperioso ser forte. É dever assumir o risco de acertar.
Quando tudo parecia desabar, um grito ecoava pela casa: “Desacelera, Fernando”!
Ela me disse, quanto à sua posse: “Enfrento o desafio e a expectativa de trabalho frutífero na presidência da Academia Montes-clarense de Letras, com características muito minhas: responsabilidade e humildade”.
Ela sabe que contará com o adjutório de “talentosa e experiente Diretoria, gente de trabalho, boa vontade e eficiência, espero aprender a fazer fazendo, concretizando sonhos, criando utopias e me espelhando em intelectuais brilhantes que por aqui passaram e que reverencio”.

Mara Narciso

