Com a acupuntura a ansiedade, quadros depressivos e estresse podem ser aliviados
Vários benefícios se obtêm com a aplicação das agulhas que promovem a ativação e liberação pelo cérebro de substâncias que aliviam a dor e melhoram o estado de felicidade
15-07-2023 - 10h:45
Celso Homero Santos Oliveira*
A acupuntura, uma importante modalidade terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa, é utilizada em mais de 130 países. O panorama atual evidencia que o desenvolvimento mundial da acupuntura necessita incluí-la nos sistemas nacionais de saúde e no suporte governamental e acadêmico para sua legalização, normatização e inserção nas políticas públicas.
No Brasil é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995.
Atualmente, com métodos propedêuticos mais avançados, já se pode comprovar e entender como a acupuntura, através da inserção das agulhas em pontos específicos da pele, que se dispõem tanto nos chamados meridianos, como fora deles, como pontos autônomos efetivos.
Por estudos em escritos e achados arqueológicos encontrados na China (a China antiga era muito maior que a atual, abrangendo também Coréia, Laos, Vietnã etc.), temos como base por mais de 5.000 anos.
Este estudo da Medicina energética também existia na Índia, mas com outro enfoque, baseado na fluidez da energia pelo corpo através dos chacras.
Eles asseguravam que as doenças poderiam surgir por alterações mentais, e desequilíbrios provocados por alterações ou desgaste do corpo.
Tinham muito em conta a relação do homem com a natureza, e fatores externos, como frio, calor, além de estudar muito os 5 elementos da natureza: madeira, fogo, terra, metal e água e sua relação com a atividade humana.
Vários benefícios podem ser obtidos com a aplicação das agulhas, como já dito antes, que promovem a ativação e liberação pelo cérebro de substâncias que aliviam a dor (endorfinas) melhoram o estado de felicidade (serotonina) que são chamados de neurotransmissores. Assim, ansiedade, quadros depressivos, estresse podem ser aliviados com tratamento regular.
Interessante também seria a modulação do sistema imunológico, com a ativação de células linfocíticas T Killer, que são importantes defesas do organismo contra os agentes infecciosos externos, como viroses, etc. Durante a pandemias de Covid19, foi muito usada como fortalecimento do sistema imunológico.
Dores musculares agudas (ex: distensões em atividades esportivas) tem alivio e recuperação mais rápidos (lembram de uma distensão de músculos adutores que o Ronaldinho teve quando jogava no Atlético Mineiro, e foi tratado com acupuntura?
Dentre os atendimentos mais comuns, e tratados eficientemente temos: insônia, estresse, enxaquecas, dores na coluna, articulações (hoje com muita procura por pacientes que contraíram Chicungunha), auxilia fertilização feminina, na indução do parto no final da gravidez, aumento do aleitamento materno.
Existem trabalhos científicos já publicados em revistas importantes ocidentais, onde pacientes foram submetidos a cirurgias cardíacas com o paciente acordado, estimulados sem dor com as agulhas de acupuntura.
A sociedade hoje tem pressa, recorrendo a métodos mais rápidos de rejuvenescimento, como o botox, que dura pouco tempo, e quando passa o efeito fica com aspecto ainda mais velho, tendo que repetir constantemente; mas com acupuntura consegue-se expressões mais suaves, e o principal, com estímulo saudável das células da derme, sendo que estas que mantém a epiderme sadia, mediante uma melhora da circulação desta área, aumento do colágeno.
Aqui, se procurou dar um panorama atual às pessoas que se interessam em saber um pouco mais desta interessante e empolgante técnica milenar, para a qual a Ciência de hoje já dá a devida atenção e estimula a preservação desta prática.
*Dr. Celso Homero Santos Oliveira CRMMG 6930; especialista em Anestesiologia – RQE CFM 56; especialista em Acupuntura Médica – RQE CFM 24758; MBA Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas; e-mail: celsohomero@gmail.com