
Embarcação Benjamim Guimarães - créditos: EM
30-08-2025 às 09h00
Direto da redação
A ideia de que a jurisdição da Marinha Brasileira não se circunscreve só ao mar, mas também às águas interiores está a cada dia mais sendo assimilada pelos cidadãos mineiros, que nutrem por ela particular simpatia.
Certamente a presença da Marinha Brasileira crescente nas águas interior mineiras, crescerá ainda mais com o advento da autorização concedida pelo Governo Federal para que estudos sejam feitos a fim de avaliar a viabilidade de criar uma hidrovia no Rio São Francisco.
Mais atenção ainda o Rio da Unidade Nacional ganhará, oficialmente, a partir de quando o símbolo da Marinha Brasileira, o Vapor Benjamim Guimarães, todo reformado e como novo, receber o título de “Cisne Branco das Águas Interiores”, a exemplo do “Navio-Veleiro Cisne Branco” embarcação da Marinha do Brasil que atua como embaixada flutuante, que representa o país em eventos náuticos internacionais e promove a cultura marítima.
O Vapor Benjamim Guimarães tem também essa capacidade desde a sua origem, construído em 1913, nos Estados Unidos, pelo estaleiro James Rees & Sons. Navegou no Rio Mississippi e Rio Amazonas, antes de ser transferido, na década de 1920, para o Rio São Francisco, em Pirapora (MG), onde se tornou um patrimônio histórico e cultural.
Durante décadas, o vapor fez a rota Pirapora-Juazeiro (BA) e depois de passar por reformas, nas águas do Velho Chico está a navegar, após a última reforma, que custou mais de R$ 6 milhões doados a fundo perdido pela Eletrobrás.
Renovado, o vapor é utilizado para passeios turísticos por pequeno trecho do rio e já não faz mais as viagens que fazia décadas atrás por um Rio São Francisco caudaloso, deslizando por águas, e oferecendo aos seus navegantes, paisagens deslumbrantes tanto de um lado como do outro das margens.
Certamente, a solenidade de batismo do Vapor Benjamim Guimarães como o “Cisne Branco das Águas Interiores da Marinha Brasileira” será de grande valia e repercutirá positivamente no âmbito até mesmo do mar.