Cidades mineiras se preparam para receber o Natal que brilha na linha do horizonte
A iluminação da Praça da Liberdade, na capital mineira, é aguardada com expectativa e em Ouro Preto, a Praça Tiradentes vai ganhar uma árvore de Natal de 15 metros de altura.
15-11-2022
10h:25
Sérgio Moreira*
O Ano da Mineiridade está terminando e, para celebrar os bons resultados nos segmentos da Cultura e Turismo, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) dá início, em novembro, aos eventos de Natal que vão fechar esse ano de avanços e conquistas.
As ruas de Ouro Preto serão tomadas por decorações, luzes e atrações que vão encantar visitantes e moradores. O “Natal Luz” de Ouro Preto promete iniciar as comemorações de fim do “Ano da Mineiridade” com programação para a família inteira, celebrando a vida pelas ruas e cantos da cidade declarada patrimônio mundial pela Unesco.
“Nosso Estado cresce acima da média nacional pelo 15º mês consecutivo no segmento de turismo, segundo o IBGE. Ouro Preto é uma das grandes riquezas de Minas, com potencial turístico internacional. O “Natal Luz” de Ouro Preto é uma iniciativa que irá promover ainda mais a atividade turística na cidade nesta época, celebrando o final do “Ano da Mineiridade”. Momento de celebrarmos quem somos, nossas cidades, nossas conquistas”, define Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo.
Uma grande árvore de Natal com altura superior a seis andares será montada em frente ao Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes, no Centro Histórico de Ouro Preto. O Museu da Inconfidência foi inaugurado em 1944 para preservar, pesquisar e divulgar objetos e documentos relacionados à Inconfidência Mineira, atualmente é um dos mais visitados do País.
O “Natal Luz” em Ouro Preto tem o apoio da Secult-MG, é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e do Grupo Oliveira Costa, com patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura, e produção da Holofote.
Festividades
Tradição não falta mesmo em Minas. E a de montar presépios no Natal será reforçada pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), que integra a programação do “Natal Luz” de Ouro Preto com a realização histórica da 50ª Edição do Concurso Nacional de Presépios. Entre 07/12 e 06/01 os presépios inscritos e selecionados no concurso serão expostos na Galeria de Arte Nello Nuno. Durante a mostra, o público votará no presépio mais bonito e o júri técnico também avaliará os trabalhos. Os vencedores receberão premiação em dinheiro.
A abertura da exposição será no dia 7 de dezembro (quarta-feira), com a presença do Grupo de Pastorinhas do Padre Faria e Orquestra do Rosário.
A Faop realiza também uma exposição de presépios vencedores em edições passadas em Belo Horizonte, no Centro de Arte Popular (CAP).
Em Guaxupé, a Faop tem apoiado a realização de um concurso regional, aos moldes do que é realizado em Ouro Preto há 50 anos. O apoio tem sido dado na elaboração do edital, na curadoria dos inscritos e, na montagem da exposição.
Os museus, biblioteca e equipamentos culturais que integram a Secult-MG também se preparam para o encerramento do “Ano da Mineiridade”.
O Museu Casa Guignard, em Ouro Preto realiza a tradicional Oficina de Cartões Natalinos, direcionada ao público em geral.
Em Cordisburgo, o Museu Casa Guimarães Rosa encerra as celebrações do Natal com a tradicional visita da Folia de Reis ao Museu para realizar a cerimônia de "Desmonte do Presépio", ocasião em que os membros da Folia – representando os três Reis Magos – prestam suas homenagens ao Menino Jesus.
Na Biblioteca Pública Estadual a exposição BAX - Poesia da Fé estará em cartaz a partir de 19 de novembro. Bax, mais conhecido como pintor, transitou também pela literatura, pela imprensa, pelo teatro e pelos meios acadêmicos. A exposição conta com telas, desenhos, raras edições e documentos da trajetória de Bax ainda pouco contemplada pelos apreciadores das artes e pelo público em geral.
Praça da Liberdade, na capital mineira, sempre recebe milhares de pessoas para celebrar a decoração de Natal. A iluminação da Praça da Liberdade, um dos locais mais emblemáticos da capital mineira, é outro evento ansiosamente aguardado na época do Natal.
Este ano, a expectativa é a de que seja a maior e mais abrangente iluminação dos últimos tempos. Afinal, motivos para celebrar não faltam em Minas.
“2022 – Ano da Mineiridade”
A “Mineiridade” foi o tema de 2022, instituído pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). Várias iniciativas que celebram a diversidade da produção artística no Estado, aproximando municípios e promovendo uma maior transversalidade entre os setores da Cultura e do Turismo e de todos os profissionais envolvidos nesses segmentos, foram desenvolvidas tendo como norte a “Mineiridade”.
O secretário Leônidas Oliveira destaca a importância da iniciativa para despertar o sentimento de orgulho do povo mineiro. “Trabalhamos o ano de 2022 para tornar o destino Minas Gerais um dos mais escolhidos pelos turistas. E, para isso, nada melhor do que exaltar as características únicas pelas quais o povo mineiro é reconhecido. O jeito mineiro de ser e de receber. E os resultados alcançados têm mostrado que estamos no caminho certo”, finaliza o secretário.
*Jornalista
sergio51moreira@bol.com.br