Chuvas em BH são na base da pancada
O certo é que nesta temporada, a chuva aqui por essas plagas foi prejudicada pelas mudanças climáticas, que surpreendeu a todos, embora já fosse prevista, prejudicando a temporada das águas
26-12-2023 às 18:28
Direto da Redação
Nesta temporada que noutros tempos seria chuvosa, aqui, em Belo Horizonte, que exibia a fama de ser a capital do País, abaixo da Amazônia, onde mais chovia, atualmente chove na base das pancadas. Hoje, por exemplo, choveu pelo menos duas vezes nessa condição. A chuva caiu forte, mas durou poucos minutos.
E olhe que o mês de dezembro, na capital, era o que mais chovia, e nesta temporada atual, choveu só 36% da chuva média esperada, segundo a Defesa Civil. Nesta terça-feira, 26, o dia nasceu com poucas nuvens e o Sol achou por bem sair e esquentar à vontade.
A chuva caiu de uma hora para outra, surpreendendo até. De modo que quem estava em casa e com as janelas abertas saiu correndo para fechar tudo porque a chuva caiu forte, o tempo ficou acinzentado, mas logo tudo mudou a partir de quando a pancada terminou.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esperava uma média de chuva no mês de dezembro de 339,1 milímetros, mas, mesmo com as últimas chuvas, ainda não passou de 122,01 mm.
No dia de hoje, o Inmet previa para a capital 21°C, mas às 18h a máxima da temperatura chegou a 29°C.
O certo é que nesta temporada, a chuva aqui por essas plagas foi prejudicada pelas mudanças climáticas, que surpreendeu a todos, embora já fosse prevista, prejudicando a temporada das águas.
No final da tarde armou para chover outra vez. O céu ficou nublado e se ouviam trovões ao longe, confirmando que nesta temporada a chuva caiu na base da pancada e de modo regionalizado, aqui e ali, mas sem a firmeza de outros tempos.