Professor Alessandro da Faculdade de Engenharia foi indicado por maioria dos votos para reitor da UFMG - créditos: divulgação
26-10-2025 às 11h16
Direto da Redação
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aprovou, nesta terça-feira (21), a chapa UFMG Acolhedora, formada pelos professores Alessandro Fernandes Moreira (candidato a reitor) e Alamanda Kfoury Pereira (candidata a vice-reitora), para comandar a instituição no período de 2026 a 2030.
A chapa foi a única inscrita na consulta realizada ao longo do dia, entre 9h e 21h, e recebeu aprovação da comunidade universitária — composta por docentes, técnico-administrativos e estudantes. A apuração dos votos foi transmitida ao vivo pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube e concluída ainda na noite de terça-feira.
De acordo com a comissão responsável, 50.637 pessoas estavam aptas a votar, sendo 3.092 docentes, 3.934 técnico-administrativos em educação e 43.611 estudantes, incluindo residentes médicos e alunos da Escola de Educação Básica e Profissional (Ebap).
Com o resultado, a UFMG inicia a etapa seguinte do processo que antecede a nomeação oficial do novo reitorado, responsável por conduzir a universidade nos próximos quatro anos.
O resultado da consulta será encaminhado ao Colégio Eleitoral, formado pelos integrantes do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Curadores. O grupo se reunirá em 4 de novembro para definir a lista tríplice que será enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem cabe a escolha final do novo reitor da UFMG.

