Centro-Sul tem aumento de casos de covid-19, alerta Fiocruz
O boletim acusa crescimento de casos semanais e destaca as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul onde novos registros da doença vêm sendo feitos.
13-10-2023 às 17:50h.
Direto da Redação
Vacinar contra a covid-19. Esta é a recomendação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Faz um alerta à população para o aumento dos casos da doença na região Centro-Sul.
Na primeira semana deste mês de outubro, o Infogripe, boletim da Fiocruz informa que Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal (DF) tiveram casos de internações aumentados, o que acende a lâmpada amarela.
O boletim acusa crescimento de casos semanais e destaca as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul onde novos registros da doença vêm sendo feitos.
Se a gente considerar que Minas Gerais faz parte da região Sudeste, é bom os mineiros de modo geral se atentarem para o alerta da Fiocruz. A Fundação não menciona a necessidade de voltar a usar máscaras, o que acaba ficando a critério de cada um.
É bom lembrar sempre de que o vírus não desapareceu do mapa. As vacinas deram um chega para lá nele, mas o perigo ainda existe e tanto existe que a Fiocruz está alertando.
Apesar do crescimento da doença se manter restrito aos estados do Centro-Sul do País, a Fiocruz reforça a necessidade de manter a vacinação contra a covid-19 em dia.
Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe até considera que possa ter acontecido “uma oscilação natural ao longo das semanas, como é o caso do restante dos estados das regiões Norte e Nordeste”. Mesmo assim, ele acha “importante manter atenção nas próximas semanas para verificar se há uma manutenção desse ritmo ou se apresenta aumento”.
Entretanto, foram registrados aumentos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo em sete estados: Acre, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.