Português (Brasil)

Centro de referência do queijo artesanal, Minas Gerais acumula medalhas

Centro de referência do queijo artesanal, Minas Gerais acumula medalhas

Uma mostra vai investigar os modos de fazer, aspectos culturais, histórias e particularidades de cada uma das regiões queijeiras de Minas.

Compartilhe este conteúdo:

25-03-2023

18h:31

Sérgio Moreira*

Minas Gerais é conhecida como o Estado produtor do melhor queijo do Brasil, campeão em exposições pelo Brasil e em vários países, sempre em destaque com medalhas de Ouro, Prata e Bronze. Em torno de 83 mil toneladas de queijo são produzidas anualmente, em Minas, e mais de 30 mil famílias têm nele sua principal fonte de renda e ocupação. Para fomentar ainda mais esse mercado e valorizar a cozinha mineira, seus saberes e sabores, Minas Gerais ganha um novo espaço cultural: o Centro de Referência do Queijo Artesanal.

Com direção executiva de Sarah Rocha, a iniciativa vai reunir uma exposição permanente sobre o queijo artesanal, loja colaborativa, biblioteca dedicada à Gastronomia, auditório para eventos diversos, área de convivência e sala de aula completa com cozinha didática. “Como o próprio nome diz, o Centro de Referência do Queijo Artesanal vem ser uma referência em reflexão e incentivo à Gastronomia de Minas Gerais. Estamos montando um espaço de experiência para que o visitante possa aprender e vivenciar a cultura queijeira, e, assim, conectar produtores e consumidores”, diz a diretora.

O projeto é assinado pelo arquiteto José Lourenço e ocupa uma área de quase 750m² no novo shopping. Revestido com vergalhões de ferro, o CRQA vai trazer uma ambiência imersiva, com curvas inspiradas nas serras de Minas, em uma arquitetura e projeto expositivos complexos e bem trabalhados. A proposta é convidar à visita, impressionar, entreter e ensinar visitantes de todas as idades, além de homenagear o queijo como grande símbolo da cultura mineira. Um dos carros-chefes será a exposição permanente sobre o queijo. A mostra vai investigar os modos de fazer, aspectos culturais, histórias e particularidades de cada uma das regiões queijeiras de Minas. O início das atividades está marcado para o dia 27 de março, em uma primeira fase exclusiva para visitas escolares. Já a abertura ao público em geral está prevista para 10 de abril.

Outro grande destaque será a primeira biblioteca de Minas Gerais dedicada à Gastronomia, com títulos nacionais sobre culinária e cultura alimentar, pesquisas e teses científicas, e ainda traduções para o português dos principais livros internacionais de gastronomia, muitos inéditos no Brasil. O CRQA também vai contar com um auditório para até 200 pessoas sentadas e um espaço para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia. “A geração e difusão de conhecimento é um pressuposto importante para o Centro. Queremos formar consumidores mais informados, fomentar discussões, preparar profissionais e suscitar assuntos importantes para o desenvolvimento de todo o mercado”, explica a diretora Sarah Rocha.

Para embasar e nortear todas as ações e atividades, o Centro de Referência do Queijo Artesanal reuniu um comitê científico e cultural multidisciplinar, com profissionais referência em suas áreas. Participam a museóloga Célia Corsino, o antropólogo da alimentação italiano Ernesto di Renzo e o médico veterinário jurado em concursos de queijos Elmer Almeida. “Nosso comitê é a garantia de sinergia com as últimas tendências e correntes da gastronomia. É importante estar conectado com o mundo, aprender com mercados mais desenvolvidos e alçar o queijo artesanal mineiro a patamares inéditos de reconhecimento, qualidade e inovação”, completa.

O Centro de Referência do Queijo Artesanal tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e conta com patrocínio da Gerdau, Aperam, Cedro Mineração, Instituto Unimed, Claro, Cemig, Ventana Serra e EPO; apoio da Anglo Gold Ashanti, Espaço 356, Grupo Sada e SDS Siderúrgica, além do Apoio Institucional do Sebrae. Espaço 356, na Rua Adriano Chaves e Matos, 100, no Bairro Olhos d’água, às margens da BR 356, na saída para o Rio de Janeiro.

 

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira

@sergiomoreira63 , informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

Imagem da Galeria Os queijos de Minas Gerais são os melhores disparados do Brasil; são de dar água na boca
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN