Créditos: Freepik
12-02-2026 às 08h44
Samuel Lima*
Marcado pela alta concentração de pessoas devido aos blocos que se espalham pelas cidades, o período de carnaval exige maior atenção para furtos e fraudes. Somente em 2025, a cidade de São Paulo registrou 6.067 ocorrências durante os oito dias de folia, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Com isso, o investimento em tecnologias de segurança se torna fundamental para que os foliões aproveitem as festas com maior tranquilidade.
Ao longo dos dias de comemoração, a capital paulista planeja dispor de 23 drones equipados com reconhecimento facial, além das câmeras espalhadas pela cidade com o objetivo de ampliar o monitoramento. Quando aplicada corretamente, a tecnologia se torna uma ferramenta capaz de facilitar a ação dos agentes e minimizar perdas.
“O reconhecimento facial tem se mostrado uma ferramenta poderosa não só para aumentar a segurança, mas também para otimizar a operação dos eventos. Ao automatizar um processo que antes era manual e suscetível a erros, é possível garantir mais agilidade e confiabilidade”, afirma Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply ElevenTickets, empresa especializada em controle de acessos por reconhecimento facial.
Os benefícios da implementação não se restringem à localização de suspeitos, mas também possibilitam a prevenção de eventuais crimes, uma vez que a tecnologia é capaz de identificar foragidos que possam se aproveitar do momento de folia para novos delitos.
Hoje, a aplicação da tecnologia já se faz presente em diferentes pontos da vida cotidiana, seja por meio de identificações em aeroportos, transações em instituições financeiras e até mesmo na busca por pessoas desaparecidas. De acordo com a Market Research Future, o mercado de biometria facial possui o potencial de atingir a marca de US$ 35,14 bilhões até 2035.
Para Tironi Paz Ortiz, a chegada do recurso em festas populares como o Carnaval é uma consequência lógica diante de público que demanda mais segurança e conectividade. “Mais do que desbloquear aplicativos, a ferramenta representa um grande avanço para a segurança social. Atualmente, grandes eventos já estão usando a solução para otimizar tempo, gestão, além de garantir maior segurança e conforto aos visitantes”, conclui.

