
Professor Joaquim Salgado é o mais novo cidadão honorário de BH - crédidtos: divulgação
25-07-2025 às 10h10
Direto da Redação
A Câmara Municipal sediou, nesta última quarta-feira (23), uma cerimônia especial para a concessão do título de Cidadão Honorário ao Professor Joaquim Carlos Salgado. O evento foi marcado pela emoção e por uma plateia ilustre, composta por intelectuais, acadêmicos, autoridades, e, claro, os familiares do homenageado.
Para o autor da homenagem, vereador Pedro Rousseff (PT), a homenagem transcende o reconhecimento individual. “A presença de cada um de vocês aqui, sejam alunos ou amigos do Professor, é a prova viva do impacto transformador de sua obra. […] Ter o Professor Salgado como Cidadão Honorário de Belo Horizonte é uma honra imensa para todos nós, belo-horizontinos”, afirmou Rousseff. Durante a solenidade, foi destacada a trajetória acadêmica do Professor, sua dedicação ao ensino da Filosofia do Direito na UFMG e sua fundamental participação na criação do pioneiro curso de graduação em Ciências do Estado da instituição.

Em seu discurso, o homenageado relembrou como, desde pequeno, seu pai lhe ensinou o valor inestimável da justiça, um princípio que se tornaria o motor e o objeto de pesquisa de toda a sua vida acadêmica e profissional. Em meio ao reconhecimento e à emoção de sua família, presente na cerimônia, ele expressou sua profunda gratidão pela honraria. “Essas palavras são de agradecimento por darem, vossas excelências, a mim o privilégio de receber o galardão de honra na representação do povo que habita os horizontes primaveris da nossa cidade. Por isso, são lastreadas em emoção, porque expresso a vossas excelências o agradecimento a esta acolhedora cidade que, com justiça, recebeu o título de Cidade Jardim”.
A cerimônia foi um momento de profundo respeito e reconhecimento, evidenciando o impacto duradouro do Professor Joaquim Carlos Salgado em Minas Gerais e no Brasil.