Café vai reunir em BH, no mês de novembro, gente de 40 países
Minas Gerais continua sendo o maior produtor de café do Brasil e do mundo, e irá contar com um público de 20 mil pessoas, no moderno Expominas
17-10-2023 às 09:22h.
Direto da redação
Comparativamente, será como se fosse uma explosão de café. É o que vai acontecer em Belo Horizonte (MG), de 8 a 10 de novembro, no Expominas, com possibilidade de reunir 20 mil produtores, vendedores e compradores de café de mais de 40 países. Trata-se da 11ª edição da Semana Internacional do Café, um acontecimento gratuito para todos os participantes, com estimativa de movimentar R$ 50 milhões em negócios.
O ponto principal é o relacionamento entre empresas e produtores de café, mormente os representantes de corporações e também os proprietários de cafeterias. Evidentemente os baristas, os mestres de torra e também engenheiros agrônomos não irão perder um evento desse porte, e nem mesmo outros setores interessados na produção e consumo terão presenças garantidas.
“Origens produtoras: uma visão de futuro para uma nova cadeia de café”, é este o tema central desse encontro que será realizado dez anos depois do primeiro evento. Há no mundo um cenário novo e essa será a temática e como nada está estático neste planeta, as práticas de produção vão evoluindo e com elas o consumo aqui e fora.
Não é mais novidade alguma, mas é bom dizer que o Estado de Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil e do mundo. O presidente do Sistema Faemg-Senar, Antônio de Salvo reconhece a importância do evento.
Minas é o estado que mais produz café no País, maior produtor do grão no mundo e segundo maior consumidor. Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar reforça a importância do evento. Ele enfatiza o quanto de conhecimento é levado aos cafeicultores e aos produtores de modo geral pelas instituições, o que promove uma conexão com agentes do ramo cafeeiro, e valoriza os esforços do produtor mineiro.
Mas, afinal, o que irá acontecer no evento? Está recheado de palestras, workshops, degustações, cursos e competições. Claro, tudo tendo em vista incrementar ainda mais o setor e impulsionar a cafeicultura nacional para que permaneça como a maior do mundo.
Será um encontro de três dias, lembrando que haverá concurso “Coffe of the Year”, ocasião em que será apresentada a nova safra dos melhores cafés produzidos em terras brasileiras.
Durante os três dias de evento, os participantes poderão conferir conteúdo e premiações, como o concurso Coffee of the Year Brasil 2023, no qual os melhores cafés brasileiros da safra nova serão conhecidos.
Em meio ao evento, a Ocemg estará promovendo o Encontro Mineiro das cooperativas do Café e uma de suas atrações é o Campeonato Brasileiro de Barista. O vencedor irá disputar o concurso mundial, em 2024, representando o Brasil.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|