Português (Brasil)

Café vai reunir em BH, no mês de novembro, gente de 40 países

Café vai reunir em BH, no mês de novembro, gente de 40 países

Minas Gerais continua sendo o maior produtor de café do Brasil e do mundo, e irá contar com um público de 20 mil pessoas, no moderno Expominas

Compartilhe este conteúdo:

17-10-2023 às 09:22h.

Direto da redação

Comparativamente, será como se fosse uma explosão de café. É o que vai acontecer em Belo Horizonte (MG), de 8 a 10 de novembro, no Expominas, com possibilidade de reunir 20 mil produtores, vendedores e compradores de café de mais de 40 países. Trata-se da 11ª edição da Semana Internacional do Café, um acontecimento gratuito para todos os participantes, com estimativa de movimentar R$ 50 milhões em negócios.

O ponto principal é o relacionamento entre empresas e produtores de café, mormente os representantes de corporações e também os proprietários de cafeterias. Evidentemente os baristas, os mestres de torra e também engenheiros agrônomos não irão perder um evento desse porte, e nem mesmo outros setores interessados na produção e consumo terão presenças garantidas.

“Origens produtoras: uma visão de futuro para uma nova cadeia de café”, é este o tema central desse encontro que será realizado dez anos depois do primeiro evento. Há no mundo um cenário novo e essa será a temática e como nada está estático neste planeta, as práticas de produção vão evoluindo e com elas o consumo aqui e fora.

Não é mais novidade alguma, mas é bom dizer que o Estado de Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil e do mundo. O presidente do Sistema Faemg-Senar, Antônio de Salvo reconhece a importância do evento.

Minas é o estado que mais produz café no País, maior produtor do grão no mundo e segundo maior consumidor. Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar reforça a importância do evento. Ele enfatiza o quanto de conhecimento é levado aos cafeicultores e aos produtores de modo geral pelas instituições, o que promove uma conexão com agentes do ramo cafeeiro, e valoriza os esforços do produtor mineiro.

Mas, afinal, o que irá acontecer no evento? Está recheado de palestras, workshops, degustações, cursos e competições. Claro, tudo tendo em vista incrementar ainda mais o setor e impulsionar a cafeicultura nacional para que permaneça como a maior do mundo.

Será um encontro de três dias, lembrando que haverá concurso “Coffe of the Year”, ocasião em que será apresentada a nova safra dos melhores cafés produzidos em terras brasileiras.

Durante os três dias de evento, os participantes poderão conferir conteúdo e premiações, como o concurso Coffee of the Year Brasil 2023, no qual os melhores cafés brasileiros da safra nova serão conhecidos.

Em meio ao evento, a Ocemg estará promovendo o Encontro Mineiro das cooperativas do Café e uma de suas atrações é o Campeonato Brasileiro de Barista. O vencedor irá disputar o concurso mundial, em 2024, representando o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN