
Créditos: Divulgação
30-09-2025 às 09h39
Direto da Redação*
Nos 80 anos da indústria nuclear russa, evento celebrado durante a World Atomic Week, no VDNKh, o Brasil conquistou o primeiro lugar no Global HackAtom 2025, competição estudantil internacional voltada à inovação na indústria nuclear.
O Brasil conseguiu essa façanha por intermédio de estudantes do Instituto Militar de Engenharia (IME) que se sagrou campeão mundial em competição internacional de inovação nuclear na capital russa.
A vitória inédita foi alcançada pela equipe Tupi Tech, da Seção de Engenharia Nuclear do IME, que representou o Brasil na grande final da World Atomic Week, no VDNKh.
Antes desse feito, os estudantes venceram a etapa nacional no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), em São Paulo, e partiram para a grande final em Moscou, capacitados para vencer equipes de 10 outros países.
Só para se ter uma ideia do grau de importância da conquista dos estudantes do IME, numa maratona de 24 horas, eles desenvolveram soluções criativas e aplicáveis para resolver desafios reais em áreas de tecnologias nucleares emergentes, desenvolvimento sustentável, segurança energética e científica.