
Onde está o Brasil da "Reconstrução e União"? créditos: divulgação
09-08-2025 às 13h13
Anna Marchesini (*)
Só estamos nos enfraquecendo com essa briga entre Lula, STF e Bolsonaro. Vamos erguer a cabeça e começar a reconstruir uma política soberana, capaz de nos tirar dessa guerra ideológica entre lulismo e bolsonarismo. É hora de mudar o jogo e priorizar o que realmente importa: o bem-estar do povo brasileiro.
Ó Pátria amada, idolatrada, salve! Salve!
Brasil, que o amor eterno seja o teu símbolo…
Que o nosso grito de socorro seja ouvido, e que deixemos de lado o fanatismo — seja ele lulista ou bolsonarista — para começarmos a falar de um futuro com prosperidade. É hora de trabalharmos juntos para construir um país melhor.
Que cada “casa” volte a exercer suas funções com responsabilidade, e que nossas discussões políticas sejam pautadas por cobranças legítimas: cobranças por uma vida mais digna, por respeito, por ética e por políticas públicas eficazes. Que possamos, enfim, deitar eternamente em berço esplêndido porque conseguimos eleger políticos de verdade, com caráter e compromisso.
É hora de priorizar a justiça e a igualdade, garantindo que todos os brasileiros tenham acesso a serviços públicos de qualidade.
Eu acredito em nós, brasileiros — sofridos, mas guerreiros. Deixemos o fanatismo político de lado e passemos a enxergar o Brasil real. Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; nossos bosques têm mais vida, nossa vida, no teu seio, mais amores.
É chegada a hora de mostrarmos que somos capazes de superar as diferenças e trabalhar juntos por um futuro melhor.
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta.
Porque os brasileiros são fiéis aos brasileiros. Venceremos esse duelo e reencontraremos a paz política, com soberania e liberdade. É hora de lutar pela justiça, pela igualdade e pela reconstrução de um Brasil mais digno para todos.
Nossa terra é dourada, terra adorada.
“Entre outras mil, és tu, Brasil, ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo, és mãe gentil.
Pátria amada, Brasil!”
Vamos trabalhar juntos para garantir que o país seja, de fato, um lugar de oportunidades, justiça e esperança para todos.
(*) Anna Marchesini é professora e presidente do Instituto Elo de Ação Solidária