
Créditos: Reprodução
17-09-2025 às 15h35
Direto da Redação*
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com um tipo inicial de câncer de pele após exames realizados no Hospital DF Star, em Brasília. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (17/9) pelo médico Cláudio Birolini, responsável pelo acompanhamento clínico do ex-mandatário.
Segundo o especialista, duas das oito lesões retiradas no último domingo (14/9) testaram positivo para carcinoma de células escamosas, uma das variações do câncer de pele. Apesar do diagnóstico, Birolini destacou que não será necessário submeter Bolsonaro a sessões de quimioterapia, já que os focos foram removidos. O ex-presidente deverá, no entanto, manter acompanhamento regular para monitorar possíveis novos sinais da doença.
Bolsonaro deixou a unidade de saúde na tarde desta quarta-feira, após pouco menos de 24 horas de internação. Ele havia dado entrada na terça-feira (16/9), por volta das 16h, apresentando sintomas como soluços persistentes, vômitos, falta de ar e quadro de anemia associado a alterações renais. O boletim médico divulgado pouco antes da alta relatou melhora no estado geral de saúde.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, esteve no hospital e atribuiu o quadro clínico do pai ao que chamou de “massacre psicológico”, em referência às decisões recentes do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Na semana passada, Jair Bolsonaro e outros sete aliados foram condenados pela Primeira Turma do STF a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Durante a internação, Bolsonaro esteve acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A segurança no hospital contou com agentes da Polícia Penal uniformizados e à paisana.
Um relatório médico encaminhado ao Supremo registrou que, além da anemia, o ex-presidente apresentou quadro de pré-síncope — quando há tontura e fraqueza — além de vômitos intensos. De acordo com Birolini, a descoberta do câncer já era uma suspeita desde abril, mas a confirmação só veio agora devido a outros procedimentos médicos realizados no período.