Durante essas décadas surgiram os bairros Santa Lúcia, Buritis, São Bento, Belvedere, Castelo, Cidade Administrativa, dentre outros, o que comprova a teoria aqui exposta
27-12-2024 às 08h39
Direto da Redação
Muita gente já deve ter percebido isso, claro, mas é pouco falado no dia a dia: Belo Horizonte de hoje são várias cidades dentro de uma só.
Pode-se notar, o Centro da cidade, caracterizado pelo Pirulito da Praça Sete, já não é o cerne da questão comercial e só não está esvaziado devido a sua posição geográfica estratégica, o que o torna passagem obrigatória para quem está indo para todos os lugares, de dia ou de noite.
Sim, o Centro da cidade hoje é um mero lugar de passagem porque a capital cresceu tanto, e por todos os lados, que conta com centros comerciais em seus quadrantes. As pessoas não mais precisam ir ao Centro a fim de prover de algo porque pode adquirir nas imediações onde mora.
Durante essas décadas surgiram os bairros Santa Lúcia, Buritis, São Bento, Belvedere, Castelo, Cidade Administrativa, dentre outros. A ideia não é enumerá-los, mas simplesmente comprovar o que disse no início, Belo Horizonte de hoje é composta de várias cidades.
Cada uma delas com o tempo foi ganhando autonomia, de modo que dispõem de todos os meios de sustentação. Quem quiser adquirir isto ou aquilo, tudo está ao seu alcance sem a necessidade de se deslocar para outros lugares.
Claro, o que destaco e é o cerne deste texto, não significa cem por cento de verdade, porque dificilmente o Centro original da cidade perderá a sua importância, porque nele estão artigos exclusivos pela sua tradição, o que numa eventualidade poderá levar alguém a ter de ir enfrentar a azáfama diária daquela região da capital.
A questão é que a capital mineira cresceu de tal forma, o que levou a Prefeitura de BH a criar regionais para facilitar a administração.
E por falar em administração, o prefeito Fuad II passou uma procuração do (…) para substitui-lo até que se sinta em condições de assumir o posto. Então, daqui para frente, vamos acompanhar os movimentos dele na ausência de Fuad II.