Créditos: Getty Images
20-01-2026 às 10h46
Direto da Redação*
Aviões militares dos Estados Unidos devem chegar nos próximos dias à Groenlândia para participar de atividades do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad). Segundo a organização, formada por Estados Unidos e Canadá, as ações fazem parte de exercícios planejados há bastante tempo e não representam uma iniciativa extraordinária.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (19), o Norad afirmou que a operação foi articulada em conjunto com o Reino da Dinamarca, responsável pela política externa e de defesa da Groenlândia. O governo local também foi informado previamente sobre as atividades previstas, que contam com todas as autorizações diplomáticas necessárias.
As aeronaves devem pousar na base aérea de Pituffik, localizada no oeste da ilha, onde darão apoio a missões rotineiras de defesa aérea. De acordo com o comando, os exercícios se baseiam na cooperação histórica entre Estados Unidos, Canadá e Dinamarca no âmbito da segurança do Atlântico Norte.
Procurado pela imprensa internacional, o Norad não detalhou o número de aviões envolvidos nem a natureza específica das operações. O comando reforçou, no entanto, que mantém regularmente ações semelhantes como parte da estratégia de defesa da América do Norte.

