
CRÉDITOS: Divulgação
07-08-2025 ás 15h22
Direto da Redação*
Arthur Magalhães Bambirra, assessor Judiciário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vai tomar posse neste sábado, 9, às 10h, na Cadeira 55 do Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). Ele chefia o gabinete do desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant.
Com 33 anos de idade, Bambirra é especialista em Direito Civil e empresarial, e em Direito Constitucional aplicado, com capacitações pela Escola Superior de Defesa (ESD) e pela Escola Superior de Guerra (ESG).
Ele já publicou vários trabalhos, como “A constituição brasileira na visão da arte: interpretação conotativa do retrato de Dom Pedro I por Manuel de Araújo”; “Os impactos da pandemia do novo coronavírus nos contratos de locação imobiliária: desafios, experiências e possibilidades”; e “A Justiça Militar Brasileira no contexto da Segunda Guerra Mundial: o Tribunal Expedicionário e seus paradigmas”.
O conselheiro Lafayettte Rodrigues Pereira é o patrono de Arthur Bambirra, no IHGMG, que será saudado pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Marcos Henrique Caldeira Brant. O evento acontecerá no Auditório Demerval Pimenta, na Rua dos Guajajaras, 1.268, Bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.
Arthur já recebeu condecorações como Medalha da Inconfidência, a Medalha Mérito Cívico Duque de Caxias, a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, e a Medalha Amigo da Marinha do Brasil.
O IHGMG é uma das mais tradicionais instituições culturais do estado de Minas Gerais, fundado em 1907 com o objetivo de preservar, estudar e divulgar a história, a geografia, a cultura e as ciências sociais relacionadas a Minas e ao Brasil.
É um órgão cultural e científico, repositor e guardião da história mineira e brasileira, onde se encontra importante documentação, como os originais dos traslados dos Inconfidentes da África para o Brasil.
O Instituto é formado por um corpo de associados titulares, correspondentes, honorários e beneméritos, que geralmente são historiadores, pesquisadores, professores, escritores, juristas e personalidades ligadas à cultura e à história de Minas.
O IHGMG publica a Revista do IHGMG, boletins e livros, e realiza seminários, palestras, conferências e exposições em parcerias com universidades, museus, bibliotecas e outros institutos que trabalham para a preservação de acervos históricos importantes como manuscritos, documentos raros e mapas. Possui 100 cadeiras com os respectivos patronos, preenchidas pelos associados efetivos.
