
Créditos: veledojequitinhonha.org.br
25-09-2025 às 11h18
Direto da Redação*
A 5ª edição da Viagem para a Origem, realizada em agosto no Vale do Jequitinhonha, movimentou mais de R$ 450 mil em compras diretas e encomendas de artesanato. Ao todo, 143 artesãos participaram da iniciativa, comercializando 4.442 peças, um crescimento de 55% em relação à edição anterior e o maior resultado já registrado desde a criação do evento.
Durante uma semana, lojistas de sete estados brasileiros. Alagoas, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe — visitaram 38 núcleos de artesanato em cidades como Diamantina, Minas Novas, Turmalina, Chapada do Norte, Berilo, Francisco Badaró, Araçuaí, Ponto dos Volantes, Itaobim, Caraí e Teófilo Otoni.
Além de impulsionar negócios, o encontro reforçou a tradição cultural do Vale. Famílias que há gerações vivem do artesanato tiveram a oportunidade de apresentar suas peças em cerâmica, madeira, couro e fibras naturais a compradores de todo o Brasil.
Para muitos artesãos, a iniciativa também representou valorização e continuidade de uma herança cultural. “Faz mais de 100 anos que o artesanato está na minha família. É tradição passada de mãe para filha, e é a principal fonte de renda da maioria das famílias daqui da região”, contou a artesã Anísia Lima de Souza, que há quatro décadas se dedica ao ofício.
Combinando tradição e inovação, o projeto tem ampliado a visibilidade do artesanato do Vale do Jequitinhonha, atraindo novos mercados e consolidando a região como referência nacional no setor.