
Flórida reabre caso contra Moraes por bloqueios nas redes sociais. CRÉDITOS: Reprodução
08-07-2025 às 09h51
Direto da Redação*
A Justiça do estado da Flórida, nos Estados Unidos, emitiu uma nova intimação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (7), no âmbito de um processo movido pela Trump Media — empresa do presidente norte-americano Donald Trump — e pela plataforma de vídeos Rumble.
As companhias acusam o ministro brasileiro de violar leis norte-americanas e praticar censura, ao ordenar o bloqueio de perfis em redes sociais também acessadas nos EUA. A ação judicial questiona decisões de Moraes que teriam impacto fora do território brasileiro.
Segundo o novo documento judicial, Moraes tem o prazo de 21 dias para apresentar uma resposta formal à queixa, dirigida a um dos advogados indicados no processo. A intimação alerta que, em caso de descumprimento, poderá ser decretada uma sentença à revelia.
“Caso não haja resposta no prazo estipulado, poderá ser proferida uma sentença contra o senhor, com base nos pedidos apresentados na queixa”, diz o trecho da notificação.
A intimação reforça que a resposta deve seguir as regras do processo civil norte-americano e ser protocolada formalmente no tribunal. Até o momento, o ministro não se pronunciou sobre o novo desdobramento do caso.