
Créditos: Divulgação
30-08-2025 às 10h020
Direto da Redação*
Um incêndio de grandes proporções registrado no último final de semana, em uma área de vegetação do Parque Estadual Serra Verde, na região de Venda Nova, assustou a população e levantou um sinal de alerta para os riscos de queimadas no vetor norte da capital mineira. Apesar da proximidade, o fogo não afetou as operações do BH Airport, mas o terminal reforça a importância da prevenção neste período seco.
Em 2024, o BH Airport registrou diversos focos de incêndio no sítio aeroportuário, todos controlados pela ação conjunta da Seção Contra Incêndio do terminal e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Em 2025, até o momento, não houve ocorrências graves próximos ao terminal, mas a estiagem exige atenção redobrada e medidas de prevenção por parte de toda a comunidade.
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, lembra que a prevenção de incêndios é uma tarefa coletiva. Isso porque pequenos descuidos como o descarte inadequado de cigarro ou a queima de lixo podem se transformar em situações graves. Ele também lembra que, além dos impactos ambientais, a fumaça representa risco direto às operações aéreas, comprometendo a visibilidade de pousos e decolagens.
“O BH Airport realiza monitoramento constante por meio do nosso Centro de Operações e Emergência, que inclui câmeras no entorno do terminal e o uso de drones para ampliar a vigilância. Contamos também com uma Seção Contra Incêndio equipada e pronta para atuar sempre que necessário. Além disso, promovemos ações de conscientização junto à sociedade, porque entendemos que a prevenção é uma responsabilidade compartilhada. É fundamental que o trabalho de prevenção seja uma parceria entre o aeroporto e toda a comunidade do entorno”, reforça.
Como prevenir incêndios no entorno do aeroporto?
- Não jogue bitucas de cigarro em áreas com vegetação seca;
- Evite queimar lixo ou entulho, especialmente em terrenos baldios;
- Participe de ações comunitárias de limpeza e conscientização;
- Não solte balões: é crime e pode causar incêndios graves;
- Denuncie queimadas: 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.
Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para sergio51moreira@bol.com.br