
Créditos: Divulgação
21-09-2025 às 09h30
Sérgio Moreira*
Quando o hóspede chega de viagem o que ele mais deseja e fazer imediatamente o check-in e subir logo para seu partamento.Agora foi lançando mais agilidade, segurança e modernização nos serviços de hospedagem.
A nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital, instituída nesta foi criada pela portaria assinada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, na abertura da Equipotel, em São Paulo , que começou dia 16 e vai até dia 19 de setembro,
A nova FNRH está disponível na Plataforma FNRH Digital para todo o segmento de hotelaria do País.
Entre os principais benefícios estão: a desburocratização do processo de check-in e check-out, que promove a economia de tempo para os hóspedes, além da geração de estatísticas qualificadas em tempo real sobre o fluxo turístico nacional, fundamentais para embasar políticas públicas e fortalecer a competitividade do Brasil no cenário internacional.
Desenvolvida pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a plataforma permite integração com sistemas de gestão hoteleira (PMS), autenticação via gov.br, pré-preenchimento automático de dados e realização de pré-check-in por QR Code ou link. A solução também assegura conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).