Abav vai reunir o Turismo de 27 a 29 de novembro
A pluralidade dos atrativos do estado será apresentada, a partir da cozinha mineira, da música, da dança e das riquezas naturais, em um estande personalizado.
27-09-2023 às 09:15h.
Sérgio Moreira*
O potencial do setor turístico de Minas Gerais, sua diversidade, a beleza do barro, a maravilha da culinária e muitas atrações já foram mostradas dentro do programa Mais Turistas, que tem entre suas metas incentivar e fortalecer a atividade turística de forma sustentável. Em 2023, a Secult já participou da Fitur e Madrid Fusion (Espanha); BTL (Portugal); WTM (São Paulo); TaOn (Campinas); Salão Abav e Travel Next (Belo Horizonte); além das missões em Bogotá (Colômbia), Frankfurt (Alemanha), Miami (EUA) e Curaçao (Caribe).
Na Abav que acontece de 27 a 29 de novembro, Minas Gerais terá estande próprio na 50ª Edição da Abav Expo, feira turística anual promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), no Rio de Janeiro. A participação é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e tem o objetivo de promover o destino Minas Gerais aos principais agentes de viagens do país e do exterior. Estão confirmados mais de 50 representantes de países como Estados Unidos, México, Argentina, Itália, Alemanha, Reino Unido e Portugal.
A pluralidade dos atrativos do Estado será apresentada, a partir da cozinha mineira, da música, da dança e das riquezas naturais, em um estande personalizado. O espaço será montado em formato de ilha, o que facilitará o acesso das pessoas e garantirá mais visibilidade durante o evento cuja estimativa de público é de 34 mil participantes durante três dias. Haverá também um ambiente instagramável e uma área reservada para reuniões no estande.
Durante a Abav, a Secult também promoverá uma programação cultural com apresentações no formato pocket show. Bailarinas que integram a Cia de Dança Palácio das Artes vão mostrar parte do espetáculo “Jequitinhonha: Origem e Gesto”, o qual mescla as tradições mineiras à contemporaneidade.
A participação de Minas em feiras como a Abav Expo contribui para divulgar o estado, e, sobretudo, gerar novas possibilidades de negócios. Essa articulação, aliada a outros projetos, traz resultados que têm sido verificados consistentemente. Nos últimos 12 meses, Minas cresceu 103% acima da média nacional no volume de atividade turística, alcançando o 1º lugar no crescimento acumulado.
De janeiro a julho, os aeroportos mineiros cresceram 18% em relação aos primeiros sete meses de 2022, tendência que se seguiu na ocupação hoteleira, que ficou 12,5% acima em relação ao ano passado. Tudo isso se traduz na geração de emprego e renda. O setor de entretenimento, ligado ao turismo, teve aumento de quase 500% na criação de empregos em junho de 2023, no comparativo com mesmo período do ano passado.
Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 Informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br
x-x-x-x
COLUNISTA
LEGENDA: O lítio do Vale do Jequitinhonha é para fabricar baterias de carros elétricos e de eletrônicos
CRÉDITOS: Divulgação
O marketing do lítio verde no Vale é o mais refinado cinismo
Antes que fiquemos extasiados com o vislumbre de riqueza e desenvolvimento para dez municípios do Jequitinhonha, porém, cabem alguns alertas e esclarecimentos.