Jornalista Daniela Arbex, jornalista independente, Historiadora, escritora, palestrista documentarista
24-10-2025 às 14h24
Sérgio Augusto Vicente*
Desde que começou, em 3 de agosto, a coluna “D. Pedro II – 200 anos” vem se mostrando um sucesso entre os leitores que gostam de se informar sobre a história do Brasil.
Esse projeto, que é fruto de uma parceria entre a Fundação Museu Mariano Procópio e o Diário de Minas, vem contando com a participação de historiadores do museu juiz-forano e de pesquisadores de outras instituições, como USP, UFMG, UFJF, etc. Um dos artigos, o segundo da série, é de autoria de Lilia Schwarcz.
A cada domingo, o público tem acesso a uma novidade sobre D. Pedro II a partir de pesquisas realizadas com o acervo do primeiro museu de Minas Gerais. No domingo passado, completaram-se 12 artigos publicados. Até 14 de dezembro, serão 20.
Educadores têm destacado a importância dos conteúdos divulgados nessa coluna, no sentido de subsidiarem as ações pedagógicas dentro e fora da sala de aula. O comentário da jornalista Daniela Arbex, no vídeo disponível no link a seguir, vai justamente nessa direção. Autora de de uma série de livros premiados e de amplo alcance, como “Holocausto Brasileiro”, “Arrastados”, dentre outros, ela destaca a importância pedagógica dos textos da coluna.
https://youtube.com/shorts/mgiIRafaCeQ?si=up2-XHcI7XXfEolJ
No próximo domingo tem mais. Dessa vez, o tema é o ataque físico e simbólico às representações de D. Pedro II no contexto da Proclamação da República. O objeto a ser analisado é a tela do pintor Joaquim da Rocha Fragoso, representando o segundo imperador brasileiro, que sofreu um rasgo e um tiro quando ficava exposta na sede do governo do Pará. Essa pintura figura, hoje, na exposição “Rememorar o Brasil: a Independência e a construção do Estado-Nação”, aberta ao público no Museu Mariano Procópio.
Quer saber mais sobre essa história do tiro? Acesse o site do Diário de Minas no próximo domingo e leia o artigo de Juliana Garcia.
Aguardem!
*Sérgio Antunes Vicente é historiador do Museu Mariano Procópio de Juiz de Fora MG

