Português (Brasil)

Turquia ganha o mundo

Turquia ganha o mundo

A Turquia, atualmente é governada pelo presidente Recep Tayyf Erdogan, que está há mais de 20 anos no poder. Nas últimas eleições municipais, Erdogan perdeu o poder nas principais cidades.

Compartilhe este conteúdo:

29-09-2024 às 07h:17

Soelson Araújo*

De Istambul, Turquia, especial para o jornal Diário de Minas.  

O turismo nunca esteve tão em alta. A Turquia é um país muito interessante. Com pouco mais de 90 milhões de habitantes, é transcontinental, com população distribuída entre a Ásia e Europa, a parte da Ásia Ocidental bem maior que a da Europa.

O país é dividido pelo mar de Mármara, é um mar interior, separa o mar Negro do mar Egeu - separa, assim, a parte asiática da Turquia da sua parte europeia pelos estreitos de Bósforo e Dardanelos.     

Na era de domínio bizantino, os turcos já povoavam a região. Viviam como nômades até o Império Romano conseguir o seu domínio a pretexto dessa região vir a ser a Nova Roma no período do imperador Constantino, (Flavios Valerius), primeiro imperador cristão convertido, fundador de Constantinopla, em cidade já existente, Bizâncio, a atual Istambul. Isto por volta do ano 306 depois de Cristo. Depois de várias tentativas de os Otomanos invadirem Constantinopla, atual Istambul, tiveram êxito. Instalou-se sultanato, sistema de governo dos sultões.                             

O Império Otomano dominou a Ásia e parte da Europa por muitos anos e anexou a Turquia e seus territórios. Em 1918, com os turcos descontentes, grande parte de seu exército se rebelou contra o domínio otomano. Mustafa Kemal Ataturk, marechal do exército, fundou a República turca, apesar da resistência da Inglaterra, Itália e França que apoiavam a continuidade do sultanato. Em 1919, o revolucionário russo, Lenin forneceu as armas que Ataturk precisava para o sucesso de sua empreitada, que teve apoio do povo turco.           

Como primeiro presidente turco, Ataturk fez as reformas que transformaram a Turquia em um país democrático e foi chamado de "pai dos turcos".

O povo turco só tinha o primeiro nome sem sobrenome, quando Ataturk obrigou a todos terem sobrenome.             

A Turquia, atualmente governada pelo presidente Recep Tayyf Erdogan, há mais de 20 anos no poder.

Nas últimas eleições municipais, Erdogan perdeu o poder nas principais cidades. O país vive um momento difícil na economia. A inflação chega à casa dos 72%. Os nossos guias turísticos asseguram: se não fosse o crescimento exponencial do Turismo na Turquia como um todo e por sua rica história mostrada em filmes e séries, o país estaria vivendo um caos social.

A maior revolta recente deles é contra a venda de títulos públicos do governo no valor de 3,5 bilhões de dólares na tentativa de o governo recuperar a confiança dos investidores.

Segundo os guias, a indústria cinematográfica da Turquia tem contribuído, preponderantemente, para chamar a atenção de todo o mundo para sua história, cultura e para o seu visual privilegiado.                

*Soelson Araújo é empresário, político, escritor e presidente do Diário de Minas.

 

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN