Evolução das bolas no esporte desde as de bexiga de boi/porco
A própria bola de futebol americano tem o formato oval para que as pessoas possam manuseá-la de maneira mais segura para agarrarem ou lançarem nas regras deste jogo.
18-09-2023 às 18:55h.
Flávio Albuquerque*
Vocês já pararam para pensar que as bolas esportivas já foram substituídas por tampinhas, bolas de meia ou até mesmo papéis colados? A criatividade para os praticantes de alguma modalidade era tamanha que me despertou a curiosidade para este tema: a evolução das bolas no esporte.
As bexigas de boi ou de porco, recheadas de areia, eram nove das dez bolas utilizadas até o século XVII. Logo após esse período, foram lançadas as bolas de couro. A bola de basquete, partindo desse pressuposto, era formada por couro de animais, portanto resultou na cor vermelha, próxima à alaranjada, permanecendo essa característica peculiar até os dias de hoje.
Outra curiosidade é a origem da bola de boliche. Entre os séculos IV e V, nas igrejas germânicas, a população deveria derrubar pinos com bolas formadas por rochas bem pesadas. Diziam que o lado religioso atribuía aos pinos uma personificação de pagãos e os fiéis deveriam derrubá-los para a glória. O formato da bola não apresentava os tais buracos para os dedos e os adeptos seguravam a bola de maneira diferente. Só mais tarde que pensaram acerca dos buracos para a colocação correta dos dedos e a performance adequada deste esporte.
A própria bola de futebol americano tem o formato oval para que as pessoas possam manuseá-la de maneira mais segura para agarrarem ou lançarem nas regras deste jogo.
E o futebol não poderia ficar de fora! Charles Muller trouxe o futebol e a sua respectiva bola para o Brasil. Esta bola era formada por um couro revestido por costuras. Os jogadores, ao cabecearem a bola, sentiam dores devido aos cordões que machucavam as suas testas. Ao chover, a bola ficava extremamente pesada e isso afetava o rendimento no mundo futebolístico. A Copa de 58, na Suécia, que resultou no primeiro título do Brasil, foi um exemplo claro dessa bola pesada. Só entre os anos 60 e 70 que as bolas foram impermeabilizadas e já não ficavam tão pesadas. A evolução é tão marcante que hoje colocam até chip para que os árbitros possam saber se a bola, realmente, ultrapassou a linha totalmente, configurando-se, assim, em um gol.
Enfim, a origem das bolas esportivas apresenta diversas curiosidades, entretanto as improvisações continuarão a ser realizadas, não deixando com que os aficionados com a prática esportiva fiquem longe de seus esportes favoritos.
*Flávio Albuquerque, professor de Língua Portuguesa e jornalista esportivo, é colunista do Diário de Minas.