
Barrinha energética de oleaginosas - créditos: divulgação
24-08-2025 às 14h14
Direto da Redação
O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê, principalmente nos primeiros meses de vida. Mas, embora seu valor nutricional seja naturalmente elevado, a qualidade pode variar de acordo com a alimentação da mãe. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que uma dieta rica e equilibrada durante o período de lactação faz toda a diferença. “A mulher precisa entender que o que ela come reflete diretamente na saúde do bebê. Uma boa alimentação contribui para a produção de um leite mais nutritivo e fortalece o sistema imunológico da criança”
Durante a amamentação, o corpo da mulher gasta cerca de 500 calorias extras por dia. Por isso, dietas restritivas não são recomendadas. Ao contrário: a alimentação precisa ser variada e nutritiva, incluindo vegetais, frutas, cereais integrais, proteínas magras e gorduras boas. “Se a mãe consome alimentos ricos em ômega-3, como peixes e sementes, por exemplo, o leite será mais rico em DHA, um nutriente essencial para o desenvolvimento cerebral e da visão do bebê”, diz a nutricionista.
Entre os alimentos recomendados, estão:
· Aveia: rica em ferro e fibras solúveis, tradicionalmente associada à boa produção de leite;
· Oleaginosas: como amêndoas, castanhas e nozes, fornecem gorduras boas e energia;
· Sementes de linhaça, chia e gergelim: fontes de ômega-3 e cálcio;
· Verduras verde-escuras: como couve, espinafre e brócolis, ricas em ferro, ácido fólico e cálcio;
· Leguminosas: como grão-de-bico, lentilha e feijão, ótimas fontes de proteína vegetal e minerais;
· Frutas ricas em água: melancia, mamão, laranja e pera auxiliam na hidratação e fornecem vitaminas importantes.
Thamires alerta que outro ponto importante durante a lactação é a hidratação. O leite materno é composto por cerca de 87% de água, o que reforça a necessidade do consumo constante de líquidos. “Água, água de coco e chás sem cafeína devem ser consumidos ao longo do dia. Alimentos com alto teor de água também ajudam, como melão, pepino e chuchu”, orienta.
A nutricionista ainda alerta para o cuidado com alimentos que podem causar desconforto no bebê, como aqueles com alto índice fermentativo, como alho, cebola, feijão e couve-flor, por exemplo. Além disso, o consumo de álcool deve ser completamente evitado, já que passa diretamente para o leite. A cafeína também exige atenção: em excesso, pode causar irritação e agitação na criança.
A especialista destaca que, embora não existam alimentos “milagrosos” que aumentem a produção de leite, alguns hábitos contribuem para esse processo. “Amamentar em livre demanda, manter o contato pele a pele com o bebê, descansar sempre que possível e controlar o estresse são medidas que favorecem a produção de leite. O emocional da mãe tem impacto direto na lactação. O cuidado com a alimentação da mãe é um investimento na saúde do bebê e também na recuperação e bem-estar da mulher nesse período tão importante”, afirma.
Para facilitar a rotina, a nutricionista também sugere pratos simples e nutritivos que podem fazer parte do cardápio diário da mãe que amamenta. “Um mingau de aveia com banana e chia no café da manhã é uma ótima opção para começar o dia com energia e fibras. No almoço, um prato colorido com arroz integral, filé de frango grelhado, abobrinha refogada e uma salada com folhas verdes e cenoura ralada garante uma boa combinação de nutrientes. E como lanche da tarde, um iogurte natural com frutas picadas e uma colher de semente de linhaça fornece cálcio e gorduras boas essenciais para o leite”, recomenda.
Ela ainda destaca a importância de refeições fracionadas e equilibradas ao longo do dia, sempre com foco em alimentos naturais e minimamente processados, e ensina três receitas de lanches.
Cookie de aveia
1 xícara de chá de aveia em flocos
1/2 xícara de chá de farinha de aveia
2 colheres de sopa de linhaça dourada (pode ser triturada)
1/4 xícara de chá óleo de coco ou manteiga derretida
1/3 xícara de chá de açúcar mascavo ou mel (opcional)
1 ovo
2 colheres de sopa de leite vegetal de aveia
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
Canela a gosto
1/4 de xícara de chá de gotas de chocolate meio amargo ou frutas secas (opcional)
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma tigela, misture os ingredientes secos: aveia, farinha, linhaça, açúcar, fermento, sal, canela. Em outro recipiente, misture os ingredientes líquidos: ovo, óleo de coco e leite vegetal. Junte tudo e misture bem até formar uma massa. Modele os cookies com uma colher e coloque em uma forma untada ou com papel manteiga. Asse por cerca de 15 minutos, ou até dourar levemente.
Barrinha Energética de oleaginosas
1 xícara de chá de aveia em flocos
1/2 xícara de chá de castanhas-do-pará picadas, castanha de caju, amêndoas, nozes
1/4 de xícara de chá de sementes de girassol ou chia (opcional)
1/3 de xícara de chá de mel ou pasta de tâmara (para versão sem mel)
1/3 de xícara de chá de pasta de amendoim (ou de castanha de caju)
1 colher de sopa de cacau em pó (opcional)
1 pitada de sal
1/4 de xícara de chá de gotas de chocolate amargo ou frutas secas picadas (opcional)
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes secos em uma tigela. Em outra vasilha, misture o mel com a pasta de amendoim e leve ao micro-ondas por 20–30 segundos (ou aqueça levemente no fogão), só até ficar mais fácil de misturar. Junte tudo, misture bem até formar uma massa grudenta. Forre uma forma com papel manteiga e espalhe a massa, pressionando bem com uma colher. Leve à geladeira por 2 horas ou até firmar. Corte em barrinhas e guarde em pote fechado por até 7 dias na geladeira.
Bolinho de Espinafre assado
1 xícara de chá de folhas de espinafre picadas (cruas ou rapidamente refogadas)
1 ovo
4 colheres de sopa de farelo de aveia ou farinha (pode usar aveia em flocos, farinha de trigo, ou integral)
2 colheres de sopa de queijo ralado (opcional – use parmesão, muçarela ou ricota)
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
Temperos a gosto: cebola ralada, cúrcuma, orégano, alho em pó, etc.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes até formar uma massa úmida. Modele em bolinhos (com colher ou com as mãos) e coloque em uma forma untada ou com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20–25 minutos, até dourar.
SOBRE O OBA HORTIFRUTI
O Oba é reconhecido pela qualidade e variedade de seus produtos, oferecendo diariamente um atendimento que valoriza o relacionamento pessoal, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde na vida das pessoas. A marca acredita que reunir família e amigos à mesa é um momento de alegria e bem-estar. Referência em alimentação saudável e no prazer de comer bem, o Oba é a escolha de confiança para quem busca manter uma dieta equilibrada.
Em julho de 2024, o Oba foi eleito pela quarta vez o melhor hortifrúti de São Paulo, segundo pesquisa DataFolha. A marca também já foi reconhecida duas vezes pela Folha de S. Paulo na pesquisa Top of Mind como a marca mais lembrada na categoria de alimentos frescos, pela revista Veja Comer & Beber como o estabelecimento mais querido da cidade e foi ranqueada pelo IBEVAR–FIA 2020 como uma das empresas de varejo mais eficientes do Brasil.
Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas nos Estados de São Paulo, Goiás e no Distrito Federal. Com 45 anos de história, o Oba vem ampliando sua presença no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação exclusiva, hortifrúti higienizado, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante — todos complementando sua tradicional seção de frutas, legumes e verduras.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – OBA HORTIFRUTIProativa ComunicaçãoContatos: Alana Félix: (61- 98141-1473)Aline Ramos (61-99846-4120) |