
Créditos: Gov.br
18-08-2025 às 16h00
Direto da Redação*
Antes tarde do que mais tarde, enfim, o Governo Federal percebeu a importância da hidrovia para o transporte de mercadorias, como opção de desafogar o tráfego rodoviário, e acaba de abrir a primeira concessão hidroviária do Brasil.
O projeto foi enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) tendo em vista 600 quilômetros do Rio Paraguai que irão a leilão até o final deste ano de 2025, com contrato de 20 anos de prazo, podendo chegar a até 70 anos.
O projeto foi enviado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) foi referente à concessão do trecho Sul da hidrovia do Rio Paraguai. O leilão, que já cria grande expectativa, deve acontecer até o mês de dezembro.
Um dos pontos importantes da iniciativa é que este é o primeiro de outros que possam vir, considerando que o território brasileiro é dotado de vários rios que até então não foram utilizados para este fim.
De acordo com o projeto aprovado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) o leilão estabelece pelo prazo de 20 anos, podendo ser prorrogado por até 70 anos, a gestão de cerca de 600 km de extensão entre Corumbá (MS) e a foz do Rio Apa, na fronteira com o Paraguai.
Para viabilizar a proposta são necessários investimentos de R$ 43,2 milhões nos cinco primeiros anos. Cerca de 20% desse valor para ações ambientais e monitoramento.
Ficará por conta do concessionário a dragagem de manutenção, sinalização do canal e monitoramento hidrográfico. Foi estipulado como meta a manutenção de três metros de profundidade mínima durante a maior parte do ano e de dois metros em época de estio.
Com essas medidas, o Governo Federal acredita que a concessão conseguirá reduzir de 65 para apenas uma média de 8 dias o tempo de interdição anual da navegação
É esperada também, até 2035, a triplicação do volume transportado na hidrovia. A movimentação em 2024 foi de 3,3 milhões de toneladas, o que significou uma queda de 58% em relação a 2023, por causa do estio. É preciso destacar que esse trecho é considerado estratégico para escoar cargas do Centro-Oeste. Faz parte do conjunto de 6 projetos de concessão de hidrovias que estão sendo analisados pelo MPor.