
CRÉDITOS: Maria Vitória/Membro da equipe criativa do Jornal Nova Roma
05-08-2025 às 15h00
Direto da Redação*
Saber que estudantes de “Ciência do Estado”, curso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) editam um jornal intitulado “Nova Roma”, em homenagem ao legado do cientista em Educação professor Darcy Ribeiro, para quem “o brasileiro é a síntese cultural de diversos povos”, causou até mesmo surpresa e injetou esperança na possibilidade de uma transformação positiva deste Brasil varonil.
Quem conheceu boa parte da obra de Darcy Ribeiro e teve o privilégio de com ele conviver por sete meses, em Belo Horizonte, quando exerceu o cargo de secretário Extraordinário para Assuntos Social e Desenvolvimento, pôde perceber se tratar de um homem que tinha muito amor no coração senão não pensaria tanto em sacramentar a formação étnica da raça brasileira, sem igual em nenhum lugar do planeta – branco, índio e nego.
Ele nunca falou a respeito, mas o trabalho que gostaria de fazer se pode considerar uma prática até mesmo de caridade. Dentro do princípio de que a verdadeira caridade é dar de si a alguém, Darcy deu de si a milhares de crianças e adultos com a sua obra.
Recordar a passagem de Darcy é uma ocasião bastante oportuna no momento em que o governo brasileiro se impõe perante a maneira destrambelhada como o sr. presidente dos Estados Unidos da América do Norte vem se comportando no que concerne às tarifas alfandegárias.
Darcy via o Brasil com potencial de “uma Nova Roma”. Com potencial para se criar aqui, depois da alfabetização de todos, a Universidade do Saber, que resultaria em elevar o País à posição de “maior potência do mundo”, não das armas, mas do Saber. O professor via o Brasil ditando modos e maneiras de bem viver, totalmente ao contrário do quadro mundial vivido hoje, com guerras e conflitos.
Os alunos do curso de Ciências do Estado da UFMG, que editam o jornal “Nova Roma” levam a sério o legado de Darcy Ribeiro e fazem a diferença em um momento sofrível em que vivemos quando o senso crítico da população carece de provimento.
O conhecimento da existência do Jornal Nova Roma, levado pela lei da atração alcançou a aluna Bárbara Moreira, que, junto aos demais colegas lançarão mais um número do jornal, em setembro, abrindo também espaço para o lançamento do livro “Darcy Ribeiro do Fazimento”, na mesma ocasião.