
As diferenças políticas parecem estar acima da humanidade entre pessoas - créditos: divulgação IA
16-07-2025 às 14h14
Anna Marchesini(*)
Em meio ao caos e à destruição que permeiam nossa sociedade, uma pergunta ecoa em meu coração: vale a pena? Vale a pena sacrificar vidas inocentes em nome de ideologias políticas? Até quando vamos priorizar a política em detrimento da humanidade?
A crise política que vivemos hoje é marcada por uma erosão da confiança nas instituições e nos líderes. A representatividade, que deveria ser a base da democracia, está em colapso. É hora de mudar o discurso e colocar a vida humana acima de qualquer ideologia.
As guerras, os conflitos e a violência não são apenas números em uma estatística — são pessoas reais, com sonhos, esperanças e famílias. São mães que choram, pais que sofrem e crianças que crescem sem um lar. É tempo de refletir sobre o valor da vida e sobre o que realmente importa.
Para reconstruir a confiança e a representatividade, precisamos parar de discutir quem está com a razão e começar a debater como podemos resolver os problemas que nos afetam. Precisamos priorizar a vida humana e encontrar soluções que nos unam, em vez de nos dividir.
É hora de trabalharmos juntos por um mundo mais justo, mais compassivo e mais humano. Um mundo onde a vida seja valorizada acima de tudo. Onde as instituições e os líderes políticos sejam dignos de confiança e atuem verdadeiramente pelo bem-estar coletivo.
O futuro que queremos é aquele onde a vida humana esteja no centro de todas as decisões políticas. Um futuro em que a confiança e a representatividade sejam restauradas, permitindo que vivamos em harmonia e respeito mútuo.
Vamos construir esse futuro juntos. Vamos priorizar a vida e buscar soluções que nos aproximem. Porque, no fim das contas, é a vida que realmente vale a pena ser vivida.
“E que possamos caminhar com gentileza — com os outros e conosco mesmos. Que encontremos felicidade nos pequenos momentos e contentamento no que temos. Que o amanhã nos traga esperança e renovação, iluminando nosso caminho com possibilidades infinitas.
Que as lembranças do ontem nos encham de gratidão, lembrando-nos das pessoas, experiências e momentos que nos trouxeram até aqui. E que a presença do hoje nos inspire a estar atentos, conscientes e dispostos a entregar o nosso melhor.
Que possamos viver cada dia com propósito e significado, aproveitando cada oportunidade e aprendendo com cada desafio. Que a vida seja uma jornada de crescimento, amor e felicidade — e que possamos compartilhá-la com aqueles que nos cercam.
Que a gentileza, a gratidão e a esperança sejam nossos guias, conduzindo-nos a um futuro mais brilhante. Que sejamos a mudança que desejamos ver no mundo — e que vivamos cada dia com paixão, propósito e alegria.“
*Anna Marchesini é Professora e presidente do Instituto Elo de Ação Solidária
