
A Santa Casa de Saúde de BH a 126 anos reinventando para não parar - créditos: divulgação
12-07-2025 às 10h10
Direto da Redação
A saúde não pode parar e a Santa Casa BH não para de unir esforços para garantir que isso jamais aconteça. É assim há 126 anos. Na última sexta-feira, dia 4, o evento de entrega da reforma da unidade transitória renovou esse compromisso que atravessa séculos. A reforma do espaço da ala D do 7º andar do Hospital de Alta Complexidade100% SUS vai permitir que o atendimento seja feito sem interrupções durante as obras de intervenção na instituição. E este legado entregue aos mineiros já está apto para ser utilizado, já que a UTI Neonatal passará por reformas em breve.
A cerimônia de inauguração do Flores de Abril – nome dado ao projeto da entrega da unidade – contou com a presença de representantes da Santa Casa BH, entre eles o provedor Roberto Otto, e do Ministério Público de Minas Gerais, que financiou a execução das obras, com um aporte de R$ 4,3 milhões.
A unidade transitória tem capacidade de abrigar 15 leitos de cuidado intensivo ou 29 enfermarias. O novo espaço é fundamental para que outras unidades também passem por reformas regulares de melhoria e modernização, vitais para a manutenção dos serviços e atendimentos de qualidade que tornam a Santa Casa BH referência no estado.
Manutenção do atendimento em momentos adversos
O provedor lembra que a utilização da unidade transitória vai além de momentos de reformas de outras unidades. “Existem demandas urgentes da nossa sociedade, como em caso de pandemia ou crise respiratória, como a que vivemos há pouco tempo, que também exigem a ampliação de leitos. E nós, aqui da Santa Casa BH, ficamos com essa responsabilidade de operar esse espaço em todos esses momentos da forma mais eficiente possível” garante.
Já o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso, destacou que a entrega do Flores de Abril é a continuidade de um trabalho desenvolvido. “Para nós é fundamental, enquanto instituição pública, participar de ações como essa, para que a Santa Casa BH possa continuar esse trabalho de amplitude maravilhoso que atende a toda a comunidade”, enfatiza.
Referência em cuidados neonatais
A UTI Neonatal será reformada para atender às normas da Vigilância Sanitária, com melhorias na climatização, iluminação, acústica e na instalação de leitos isolados. Referência no estado, ela dispõe de 65 leitos, sendo 30 de alojamento conjunto, 15 de cuidados intermediários e 20 de terapia intensiva. Por ano, são realizados cerca de 3300 partos, sendo 1700 deles considerados de alto risco, seja por prematuridade, malformações cardiovasculares, gastrointestinais, geniturinários e neurológicos.
Projeto Flores de Abril

Os recursos para o Projeto Flores de Abril — uma referência ao verso da música “Quem sabe isso quer dizer amor”, de Lô Borges e Márcio Borges — foram disponibilizados por meio do Semente, o núcleo de projetos socioambientais do Ministério Público de Minas Gerais. Os valores decorrem do cumprimento de prestações a título de reparação, nos moldes da Responsabilidade 360º, do dano social e moral coletivo advindos das condutas ilícitas, direcionadas pelos Promotores de Justiça. Todo o projeto é monitorado por uma equipe multidisciplinar, o que garante transparência e segurança no processo.
“Contar com o apoio da instituição que é a representação máxima da defesa dos direitos dos cidadãos e dos interesses da sociedade tem um significado enorme para nós. Juntos, transformaremos a vida de milhares de famílias e isso não tem preço”, conclui Roberto Otto.
Sugestão de fonte
- Roberto Otto, provedor da Santa Casa BH
- Dr. José Mariano Sales Alves Junior, médico neonatologista e responsável técnico das Unidades Neonatais da Santa Casa BH
Assessoria de Imprensa
- Rafael Camara: (31) 98374-0202 / rafaelcamara@santacasabh.org.br