
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que vai impor uma taxa de 10% a "qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics". CRÉDITOS: REUTERS/Nathan Howard
07-07-2025 às 09h33
Direto da Redação*
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (6) que pretende impor uma tarifa adicional de 10% a qualquer país que “se alinhar às políticas antiamericanas do Brics”. A declaração foi feita em sua rede social, Truth Social, e ocorre no mesmo dia da divulgação da “Declaração do Rio de Janeiro”, documento final da cúpula do Brics realizada no Brasil.
A declaração do bloco — formado por 11 países do Sul Global — defende o fortalecimento do multilateralismo, o respeito ao direito internacional e critica ações unilaterais que enfraquecem o sistema global. Embora não cite diretamente os EUA, o posicionamento foi interpretado como indireta à política externa americana. O Brasil ocupa, desde janeiro, a presidência rotativa do grupo.
O documento também traz posicionamentos sobre segurança global: condena ataques ao Irã, critica ações contra a Rússia (sem menção à Ucrânia) e defende uma solução de dois Estados para o conflito entre Israel e Palestina, com fronteiras de 1967 e capital palestina em Jerusalém Oriental. Os líderes pediram o fim da violência em Gaza e maior proteção aos civis.
A proposta de tarifa anunciada por Trump gerou reações. A China declarou que “o uso de tarifas não serve a ninguém” e se opôs a medidas coercitivas. A Rússia afirmou que o Brics não é direcionado contra terceiros, e a África do Sul reforçou que o grupo busca apenas um multilateralismo reformado e uma ordem internacional mais equilibrada.