
Abril é um mês especial para uma boa reflexão - créditos: divulgação
Getting your Trinity Audio player ready...
|
18-04-2025 às 09h09
Soelson Araújo (*)
O mês de abril de 2025 tem três feriados marcantes em datas próximas uma da outra. No decorrer da semana, dia 18 é a Sexta-Feira da Paixão, um dia bastante lembrado e respeitado em todo o Brasil, além de ser uma data celebrada por cristãos de todo o mundo.
O outro feriado subsequente é no dia 20, quando se celebra a pascoa. Já no dia 21 de abril é uma data em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, um dos principais nomes da Inconfidência Mineira, (Movimento contra a Coroa Portuguesa no século XVIII). É a história de Tiradentes, que foi enforcado em 21 de abril de 1792. Em seguida, se tornou um símbolo da luta pela liberdade no Brasil. Por fim, neste dia se comemora também a inauguração de Brasília, capital brasileira.
Além de ser um feriadão do terceiro fim de semana do mês, o mês de abril tem outras datas que rementem a importantes acontecimentos: dia 2 de abril, que é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo; data que foi inserida no chamado Abril Azul, (campanha mundial voltada para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista), instituída pela ONU em 2007.
Ainda falando do mês de abril, o dia 19 deste mês é dia também dos Povos Indígenas, criado em 1943 como o Dia do Índio e depois rebatizado em 2022 como a data da luta dos povos originários pelos seus direitos, preservação de suas terras e reconhecimento de sua importância na formação do Brasil.
Como o próprio nome sugere, abril, além de ser o nome do quarto mês do ano, a palavra “abril” deriva do latim “aperire”, que significa “abrir”, e ainda está relacionado ao desabrochar das flores e da natureza na primavera no Hemisfério Norte.
Que este mês de datas comemorativas, celebrações e homenagens tão relevantes possam inspirar os governos, legisladores e executores da lei.
(*) Soelson Araújo é diretor presidente do DIÁRIO DE MINAS