Minas Gerais não possui mar, mas tem “um mar de rios”, que na opinião do novo chefe, Capitão de Mar e Guerra Alessandro de Paula Lima vai ganhar reforço na segurança e na eficiência
31-01-2025 às 10h35
Direto da Redação
O compromisso do Capitão de Mar e Guerra Alessandro de Paula Lima, o novo chefe Capitania Fluvial de Minas Gerais, é manter a tradição dos “Fortes nos Mares de Minas”, e garantir que a Marinha do Brasil continue exercendo seu papel fundamental na segurança dos rios mineiros.
A solenidade de passagem de comando, do ex-Comandante da CFMG, CMG Lucena o Capitão de Mar e Guerra Alessandro de Paula lima teve a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e do Prefeito em Exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião. Ambos reforçaram a importância da Capitania para o Estado. Militares, políticos e representantes da SOAMAR-BH também prestigiaram a solenidade, que foi presidida pelo Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, que destacou o papel estratégico da CFMG para a segurança fluvial do Estado.
Em Minas Gerais a Marinha Brasileira desempenha papel fundamental na economia e na logística do Estado, onde é responsável por garantir a segurança da navegação dos rios e pela fiscalização de embarcações e capacitação de profissionais para a atividade marítima e fluvial. A atuação da MB abrange desde a regulamentação de transportes aquaviários até a prevenção de acidentes nos rios mineiros.
Além disso, por meio da CFMG, desenvolve projetos de conscientização sobre a segurança no uso de embarcações de lazer e transporte, promove cursos e palestras para navegantes e comunidades ribeirinhas. Atua também em parceria com órgãos do Estado para fortalecer a estrutura da navegação interior, a fim de torná-la mais segura e eficiente.
Na mesma solenidade de transmissão de cargo, ex-Comandante da CFMG, CMG Lucena, foi homenageado pelos serviços prestados. Ele recebeu o reconhecimento da Marinha do Brasil e da Sociedade Amigos da Marinha de Belo Horizonte (SOAMAR-BH). O presidente da entidade, Dr. Paulo Roberto Cardoso, destacou a parceria entre a organização e a Capitania. Exaltou o compromisso conjunto com o desenvolvimento da navegação interior em Minas Gerais.
Para quem não o conhece, o novo comandante da CFMG, Capitão de Mar e Guerra Alessandro de Paula Lima tem trajetória consolidada na Marinha do Brasil. Possui experiência em operações navais e gestão administrativa. Vai dar continuidade ao trabalho de fiscalização e aprimoramento da navegação no Estado.
Ele assue com a missão de ampliar as ações educativas para navegantes e fortalecer a segurança da navegação, além de incentivar novos projetos que possam aprimorara ainda mais a infraestrutura fluvial da região.
Ele disse que continuará a estimular a evolução e o fortalecimento da navegação em Minas, possuidora de “um mar de rios” que deve sempre contar com eficiência e segurança.