Para uma prevenção eficaz, é recomendável a realização de um autoexame bucal mensal e visitas regulares ao dentista
13-01-2025 às 11h17
Dra. Fabiana Alvares e Silva*
O câncer de boca é uma doença séria, mas com prevenção e diagnóstico precoce, as chances de cura são muito maiores. Aprenda a identificar os fatores de risco e sinais de alerta para cuidar da sua saúde bucal.
O câncer de boca pode afetar áreas como lábios, língua, gengivas e garganta, e é uma doença que, se detectada precocemente, tem boas chances de tratamento. Os principais fatores de risco incluem o uso de tabaco, o consumo excessivo de álcool e a exposição ao sol sem proteção, especialmente para pessoas com histórico de longa exposição.
Os sintomas mais comuns incluem feridas que não cicatrizam, manchas vermelhas ou brancas na boca, dificuldade para engolir, caroços e sangramentos inexplicáveis. Para uma prevenção eficaz, é recomendável a realização de um autoexame bucal mensal e visitas regulares ao dentista, que pode realizar exames clínicos e encaminhar para biópsia, se necessário.
Evitar o fumo, reduzir o consumo de álcool e adotar hábitos de proteção solar para os lábios são cuidados essenciais para reduzir o risco de desenvolver câncer de boca.
*Fabiana Álvares e Silva Cirurgiã-dentista graduada pela UFMG
Pós-graduação em Periodontia, Dentística, Estética, Harmonização Orofacial e Aromaterapia