Este ano de 2025 será decisivo para o programa “Forças Blindadas”, por meio do qual são escolhidos novos carros de combate e o recebimento de viaturas novas
08-01-2025 às 09h43
Direto da redação
O Exército Brasileiro está cuidando de adquirir novos equipamentos, entre os quais, o Guarani e Guaicurus. A aquisição faz parte do projeto das Forças Armadas de produção de blindados em Sete Lagoas (MG).
Os novos veículos blindados são um reforço para o Exército Brasileiro e inclui as viaturas da família Guarani e o novo Guaicurus.
Informações vinda de São Paulo dão conta de que 2025 será decisivo para o programa “Forças Blindadas”, por meio do qual são escolhidos novos carros de combate e o recebimento de viaturas novas. O projeto vai sendo executado, mas o prazo de conclusão é em 2040.
Guaicurus desenvolvido em Sete Lagoas é d responsabilidade da Iveco Defensive Vehicles (IDV), divisão da Iveco responsável por equipamentos de defesa. Em julho do ano passado foram adquiridas 450 viaturas, dentre as quais 16 foram para Roraima, assim que Nicolás Maduro ameaçou anexar Essequibo, da Guiana.
Segundo as notícias, o Guaicurus será dotado de estação de armas remotamente controlada – a SARC REMAX 4.0 –, com capacidade de observação do terreno a longas distâncias de dia e à noite. E ainda mais, sistema de alerta laser e capacidade de acompanhar os alvos automaticamente e acertá-los com precisão. E até torres manuais essas viaturas podem ser equipadas e ainda com proteção ao atirador.
O Guarani é outro blindado que será fabricado, mais 1.350 já foram entregues, por meio de um contrato no valor de quase R$ 6 bilhões. A viatura pode receber até estação de armas remotamente controladas ou manuais, mais metralhadoras 7,62 mm ou de calibre 50, mais sistema de proteção com lançadores de fumígenos, como o Guaicurus também.
Já foram entregues ao Exército Brasileiro 686 unidades, enviadas para as brigadas de infantaria e de cavalaria mecanizadas. Um lote deles foi entregue a Marinha.